A Ordem dos Médicos Dentistas e as sete instituições de ensino superior da medicina dentária reuniram a 24 de setembro para debaterem os temas relacionados com a qualidade do ensino e com a abordagem de uma eventual reforma do sistema, adaptando-o aos desafios da profissão.

Na cimeira do ensino superior, que decorreu no Buçaco, Coimbra, a Ordem, as direções e respetivos coordenadores dos mestrados integrados de medicina dentária e a Associação Nacional de Estudantes de Medicina Dentária (ANEMD) acordaram quatro linhas de ação a desenvolver a curto prazo.

A qualidade do ensino e a reestruturação curricular do mestrado integrado de medicina dentária foi uma das questões que mereceu uma análise cuidada dos intervenientes, que se comprometeram a refletir e dialogar sobre a necessidade de adaptar a formação aos atuais desafios da profissão. Nesse âmbito, foi enaltecida a implementação das especialidades e, futuramente, das competências setoriais, ficando definido que as instituições de ensino superior vão disponibilizar oportunidades formativas.

Na reunião, alcançou-se também o entendimento quanto à necessidade de refletir sobre a evolução da empregabilidade e colocar o assunto na agenda política.

Por fim, os responsáveis concordaram que a reflexão sobre a criação do Conselho das Escolas de Medicina Dentária (CEMD) deverá ser realizada pelas próprias Escolas, no âmbito da sua autonomia.

Recorde-se que a cimeira, que teve o Alto Patrocínio do Presidente da República, foi organizada no âmbito do ciclo de conversações que a OMD tem mantido nos últimos meses com as instituições de ensino superior. A próxima reunião está agendada para janeiro de 2022.