O Conselho Diretivo da Ordem dos Médicos Dentistas reuniu a 4 de setembro para abordar os assuntos relacionados com a atividade da instituição e fazer o balanço de alguns projetos em curso.

Na agenda, como é habitual, esteve a análise dos pedidos de inscrição na OMD. Entre agosto e setembro, foram rececionadas cerca de duas centenas de inscrições, um valor bastante inferior àquele que se verificava no período homólogo pré-pandemia.

Este cenário confirma as preocupações manifestadas pela Ordem quanto ao impacto da pandemia na profissão, nomeadamente no ensino. Recorde-se que o tema estará em debate na cimeira do ensino superior, que se realiza no próximo dia 24 de setembro, na qual a Ordem e as sete instituições de ensino superior vão abordar várias questões relacionadas com o ensino e formação.

Os grupos de trabalho apresentaram igualmente os projetos e avanços das suas atividades. Foi o caso do GT ADSE, em que foi feito o ponto de situação sobre a nova tabela de preços do regime convencionado da função pública. Recorde-se que a OMD enviou no verão do ano passado várias sugestões de acertos no documento, mas nunca obteve resposta.

Na sessão foi também discutida a resolução da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a estratégia global de abordagem das doenças orais, que está em consulta entre os Estados-Membros. Trata-se de um documento que visa alinhar as suas ações com o plano global de prevenção e controlo das doenças não transmissíveis 2013 – 2030.

Na reunião de setembro, os membros de CD analisaram o pedido de esclarecimentos do Tribunal de Contas, referente a 2019, ao qual a Ordem respondeu com total transparência a todas as questões e dentro do prazo previsto.