Foi na antevisão da estreia de Portugal no Euro2020 que Cristiano Ronaldo protagonizou um momento que se tornou viral: o capitão da Seleção Nacional retirou de cima da mesa duas garrafas de um dos patrocinadores do campeonato europeu, a Coca-Cola, e preferiu a água.

Esta ação não passou despercebida à Ordem dos Médicos Dentistas e o bastonário da OMD aproveitou o gesto para enviar uma carta de agradecimento ao craque português por um gesto que “terá repercussões para a saúde de milhões de crianças e jovens”. Miguel Pavão aproveitou para realçar que “as bebidas açucaradas são consumidas em excesso pelas gerações mais jovens, nomeadamente as crianças, fazendo com que existam inúmeras doenças associadas como a obesidade, diabetes e problemas orais”.

Na missiva, a Ordem felicita Cristiano Ronaldo pela mensagem transmitida, que serve de alerta para o facto de “hábitos alimentares inadequados, como a ingestão excessiva de açúcar simples ou adicionados, e promovidos pela indústria alimentar, constituírem um dos principais fatores de risco para as cáries dentárias, que é uma das doenças não transmissíveis mais prevalentes a nível mundial”.

A fechar, Miguel Pavão lança ainda um desafio a CR7: que assim continue a apelar a bons hábitos saudáveis, “onde se inclui a escovagem diária”.

Consulte a carta enviada ao capitão da Seleção Nacional (pdf).