Na reunião de 8 de maio, os membros do Conselho Diretivo (CD) debateram as respostas que receberam das faculdades de medicina dentária da Universidade de Coimbra, do Porto, Fernando Pessoa e CESPU à missiva enviada pela OMD. No âmbito da pandemia, a Ordem auscultou as sete instituições de ensino superior sobre as medidas implementadas para assegurar a formação clínica adequada e respetiva qualidade.

A OMD está preocupada com a aquisição de competências por parte dos alunos de medicina dentária, em particular os finalistas. Das respostas recebidas até ao momento, o CD aferiu que as faculdades têm apostado no ensino teórico à distância e adaptado os cronogramas letivos para manterem em pleno funcionamento a formação clínica. Para tal, têm investido em equipamentos de proteção e em procedimentos que permitam, nomeadamente aos alunos do 4º e 5º anos, alcançar as metas de conhecimento definidas nos programas curriculares.

O bastonário da OMD, Miguel Pavão, apresentou ainda uma súmula das visitas presenciais a cada uma das instituições de ensino superior da medicina dentária. Recorde-se que a Ordem está a preparar para breve uma reunião conjunta para abordar várias questões relacionadas com o ensino e formação, incluindo a possibilidade de alargar o ciclo de estudos para seis anos.

No âmbito do 30º Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas, marcado para novembro, a OMD e o Consejo de Dentistas da Galiza estão em conversações para estreitar o seu relacionamento institucional.

Na agenda da última reunião do Conselho Diretivo esteve ainda a aprovação do regulamento dos grupos de trabalho e da proposta do Conselho Deontológico e de Disciplina relacionada com a alocação de mais recursos humanos para dar resposta às necessidades crescentes deste órgão.

No mês em que se assinala o Dia Mundial Sem Tabaco (31 de maio), o CD deliberou avançar com a realização de um curso modular online de cessação tabágica. A formação terá a duração de cinco semanas e será organizada em parceria com a LNews Farma e a Pfizer.

A próxima reunião está agendada para 5 de junho.