Na reunião de abril, o Conselho Diretivo (CD) da OMD aprovou o Manual de Boas Práticas para Eventos Sustentáveis. Trata-se de um guia em que a instituição, sob o lema “reduzir, reutilizar e reciclar”, se desafia a dar o exemplo, através da inclusão de soluções “verdes” na organização e realização dos seus eventos. Será aplicado pela primeira vez na próxima edição do Congresso da OMD e constitui a primeira de várias iniciativas que têm como finalidade contribuir para a Agenda para o Desenvolvimento Sustentável, aprovada pelas Nações Unidas em 2015 e que será implementada até 2030.

Na agenda do CD, esteve também a análise do processo de inserção do domicílio profissional no motor de pesquisa de médicos dentistas, disponível na página eletrónica da OMD. O objetivo desta medida, que foi proposta pelo Conselho Deontológico e de Disciplina, consiste em assegurar os direitos dos doentes, proporcionando a liberdade de escolha do médico dentista.

Os membros deste órgão discutiram e analisaram os resultados da auditoria à OMD, tendo concluído que há necessidade de proceder a uma segunda fase, de forma a estudar e avaliar alguns aspetos identificados no relatório.

Em abril, a reunião mensal do Conselho Diretivo decorreu no dia 9 e, dada a complexidade da ordem de trabalhos, prolongou-se nos dias 19, 22 e 28 (reuniões extraordinárias).