Comprometemo-nos a manter a classe informada sobre o processo de vacinação aos médicos dentistas. Desde a última mensagem em fevereiro, temos dado conta das evoluções e alterações deste difícil, mas importante processo de vacinação aos profissionais de saúde e aos médicos dentistas.

Como é do conhecimento público, assistimos às alterações da responsabilidade do Governo e da mudança na coordenação na task-force de vacinação.

Em nenhuma vez a Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) deixou de ter a oportunidade em ser ouvida, nem tão menos de expressar as suas ambições legítimas e mais que justificadas para a vacinação dos médicos dentistas.

 

 

O novo coordenador da task-force, vice-almirante Gouveia e Melo, compreendendo este nosso apelo, comprometeu-se de imediato a vacinar numa primeira fase 1500 médicos dentistas, servindo-se das listagens disponibilizadas pela OMD e considerando dois critérios:

  • Fator de idade, para os maiores de 50 anos.
  • Co-morbilidades.
  • Também, que maiores de 65 anos recebem as vacinas a da Pfizer e as restantes faixas etárias as da AstraZeneca.

Por nos ter sido dada a garantia de que seria o processo mais rápido e eficaz, manteve-se o que estava definido desde o princípio, que a chamada para a vacinação iria ser realizada através dos centros de saúde. Destaco, que não será mencionada a profissão, ocorrendo uma só chamada ou sms pelo nome e considerando estes dois critérios.

Este processo está em curso e felizmente vemos cada vez mais colegas a serem vacinados. Sabemos agora, que existe disponibilidade de vacinas para administrar a mais 6954 médicos dentistas que constam das listagens da Ordem. Este processo inicia-se a partir da semana de 8 de março.

Sabemos que o Plano de Vacinação é da responsabilidade do Governo, no entanto, a OMD tudo tem feito para que os médicos dentistas sejam vacinados o mais rápido possível. Apesar de não estar na nossa mão a gestão e operacionalização deste processo, iremos auxiliar a task force a monitorizar a execução de vacinas, enviando emails aos colegas para ir registando, o melhor possível, o número de colegas já vacinados, percebendo a evolução do processo de vacinação. Contamos com a colaboração de todos os médicos dentistas.

A vacinação aos profissionais de saúde é um processo muito importante para todos os médicos dentistas desde o primeiro dia. Continuará a ser importante, até ao dia em que todos os médicos dentistas estejam vacinados.

Reafirmo o que já anteriormente vos disse: como bastonário, não descansarei até que os médicos dentistas do setor privado estejam vacinados.

Apesar de a OMD não representar legalmente os nossos assistentes dentários, desde o primeiro dia que também manifestámos a importância da sua vacinação. Numa primeira fase, foi-nos dito de forma explícita e contundente que tal não seria possível.

Agora, após a nossa insistência para que os nossos assistentes dentários venham a ser vacinados, foi-nos solicitada a colaboração para que fosse feita uma listagem dos higienistas orais e assistentes dentários (com intervenção clínica). Sublinho que esta listagem dos assistentes dentários (com intervenção clínica) e higienistas orais, será enviada à task-force para que a mesma mediante disponibilidade de vacinas possa decidir quando realizará este processo.

Mesmo não podendo confirmar datas para o início deste processo, e da concretização do mesmo, destaco ser uma evolução positiva e que considera profissionais que são o garante da nossa atividade médica.

Em relação a esta questão, a OMD disponibiliza um formulário para que os diretores clínicos possam inscrever as assistentes dentárias (com intervenção clínica) e higienistas orais, corresponsabilizando-se assim pela inscrição dos seus colaboradores (acesso reservado a médicos dentistas).

Colegas,

Apelamos à vossa capacidade de resiliência e colaboração para todo este processo que pretendemos que tenha um desfecho de sucesso muito em breve, cumprindo-se o que está previsto para a primeira fase de vacinação.

Terminamos, com o compromisso de manter a classe informada sobre a vacinação dos médicos dentistas contando com a vossa preciosa colaboração, serena e sempre responsável.

Bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas

Miguel Pavão