O coordenador da task force para o Plano de Vacinação contra a COVID-19, vice-almirante Gouveia e Melo, confirmou que já estão a ser vacinados pelos centros de saúde os médicos dentistas que integram a primeira listagem. São 1.500 profissionais que integram a prioridade de vacinação por serem profissionais de saúde e foram selecionados com recurso a dois critérios: idade (maiores de 50 anos) e comorbilidades. O segundo grupo, composto 6.954 médicos dentistas, vai integrar a campanha de vacinação que arranca na próxima semana, 8 de março.

Na última reunião, a task force mostrou-se também disponível para rever a decisão de excluir os assistentes dentários do grupo prioritário dos profissionais de saúde. Face aos argumentos e insistência da OMD acerca da importância de vacinar este grupo, foi solicitado à Ordem que elaborasse uma lista dos higienistas orais e assistentes dentários (com intervenção clínica) que tencionam ser imunizados contra a COVID-19.

A Ordem disponibiliza um formulário para que os diretores clínicos possam inscrever as assistentes dentárias (com intervenção clínica) e higienistas orais, corresponsabilizando-se assim pela inscrição dos seus colaboradores (acesso reservado para médicos dentistas). [Formulário encerrado]

De realçar que este mapeamento será enviado à task force para que a mesma, mediante a disponibilidade de vacinas, possa decidir quando realizará este processo.

Para o bastonário, Miguel Pavão, “mesmo não podendo confirmar datas”, esta iniciativa constitui “uma evolução positiva, que considera profissionais que são o garante da nossa atividade médica”.