Em Braga, no Altice Forum, o bastonário e os membros do Conselho Diretivo, do Conselho Geral, da Assembleia-Geral, do Conselho Fiscal e do Conselho Deontológico e de Disciplina da OMD assumiram oficialmente funções.

Com a eleição dos novos órgãos sociais, o presidente da mesa da Assembleia Geral, João Caramês (discurso na íntegra em pdf), passou a missão ao seu sucessor, Carlos Silva, e, em jeito de balanço, reconheceu “com orgulho o sentido de missão com que servi em todos estes anos “a classe””. “Procurei em todos os momentos atribuir a minha melhor contribuição, reflexão e forma de estar”, referiu, acrescentando que, “no trajeto enquanto presidente da mesa da Assembleia Geral da Ordem dos Médicos Dentistas, assumi que o verdadeiro compromisso inerente ao cargo, apenas faz sentido, mediante um espírito de independência, capaz de escudar a OMD de interesses individuais, indesejáveis para um saudável e plural funcionamento da instituição”.

Empossado o novo presidente da mesa da Assembleia Geral, Carlos Silva prosseguiu com a cerimónia, num primeiro momento, dando posse ao bastonário Miguel Pavão e ao presidente do Conselho Deontológico e de Disciplina, Luís Filipe Correia, reeleito também em junho para este órgão independente.

Assinatura do auto de tomada de posse de Carlos Silva, que sucede João Caramês enquanto presidente da Mesa da Assembleia Geral.

 

Assinatura do auto de tomada de posse de Miguel Pavão, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas.

 

Assinatura do auto de tomada de posse de Luís Filipe Correia, presidente do Conselho Deontológico e de Disciplina.

 

No arranque do mandato de quatro anos, o novo bastonário, Miguel Pavão, definiu as prioridades da sua equipa, eleita em junho passado: a defesa na saúde oral para melhorar a qualidade de vida da população, a valorização dos médicos dentistas e a qualidade do ensino de medicina dentária em Portugal.

O presidente do Conselho Deontológico e de Disciplina, Luís Filipe Correia (discurso na integra em pdf), reconheceu que “o futuro que se nos apresenta está recheado de grandes dificuldades e desafios” e aproveitou para garantir que a confiança depositada na sua equipa é um “incentivo e orgulho”, pelo que tudo será feito “para não desiludir quem nos confiou o desempenho desta espinhosa missão”. O responsável prometeu “trabalho com dedicação, coragem e determinação” e adiantou que, para “um melhor funcionamento deste órgão, é preciso apostar em quatro ingredientes fundamentais: meios humanos suficientes e competentes; ferramentas de trabalho e um espaço físico condigno; legislação adequada; trabalho e muito trabalho”.

Juramento de tomada de posse dos novos membros dos órgãos sociais da Ordem dos Médicos Dentistas para o mandato 2020/2024.

 

Antes do juramento coletivo dos eleitos para os órgãos sociais e respetivo empossamento, o presidente da mesa da Assembleia Geral (discurso na integra em pdf) desejou aos novos membros um “mandato excelente”, lembrando a “nobreza das funções que vão realizar”. Carlos Silva sustentou que “têm a responsabilidade sobre os seus ombros de concretizar as mudanças de paradigma que a classe vinha reclamando. Com equilíbrio, bom senso, criatividade, mas também com tenacidade, encontrar soluções que envolvam e que comprometam todos os intervenientes na medicina dentária, desde a formação à especialização, à prática clínica e às entidades governamentais. Sempre com o objetivo da saúde oral e da saúde pública em vista e de dignificação da profissão”.

Na passagem de testemunho, o bastonário que cessou funções, Orlando Monteiro da Silva (discurso na integra em pdf) desejou “ao colega Miguel Pavão, bem como à sua equipa, as maiores felicidades para o mandato que agora se vai iniciar” e deixou “um agradecimento especial a todos os que comigo caminharam nestas quase duas décadas, quer integrando os órgãos sociais, quer através da sua participação nas muitas iniciativas e atividades da nossa Ordem”.

O evento ficou marcado pelas condicionantes impostas pela pandemia COVID-19, tendo, no entanto, contado com a presença de várias personalidades da área da saúde, do ensino e outras individualidades, como o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio. O Governo esteve representado pelo secretário Estado da Presidência do Conselho de Ministros, e também médico dentista, André Moz Caldas.

André Moz Caldas, médico dentista, na qualidade de secretário Estado da Presidência do Conselho de Ministros.

 

Da esquerda para a direita, Miguel Pavão, bastonário, Carlos Silva, presidente da Mesa da Assembleia Geral, e Luís Filipe Correia, presidente do Conselho Deontológico e de Disciplina.

 

Miguel Pavão é o terceiro bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas. Sucede a Orlando Monteiro da Silva.

 

O vídeo completo da tomada de posse dos órgãos sociais para 2020/ 2024 está disponível no Canal YouTube e na página de Facebook da OMD.

Consulte o álbum fotográfico do cerimónia de tomada de posse (Facebook).

Assista abaixo ao vídeo completo da tomada de posse:

Tomada de posse dos órgãos sociais da Ordem dos Médicos Dentistas para o mandato 2020/2024, realizada a 18 de julho de 2020, no Altice Forum Braga. Vídeo completo da cerimónia está disponível em https://on.omd.pt/32ynx2Q.