Miguel Pavão tomou posse como bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas a 18 de julho, numa cerimónia que decorreu em Braga, cidade eleita para dar o primeiro passo na “política de proximidade e descentralização” traçada para o mandato de quatro anos.

No seu discurso na cerimónia de tomada de posse (pdf), o responsável salientou as linhas do programa que apresentou a sufrágio e que têm como objetivo “mudar o rumo da profissão”. “Defesa rígida da ética e do nosso Código Deontológico”, combater a “desvalorização do ato médico”, “criar mecanismos de responsabilização de entidades empresariais de prestação de serviços” em matéria de “práticas abusivas de publicidade em saúde”, “rever o atual sistema de contratação de médicos dentistas pelo Serviço Nacional de Saúde”, alocar “25% de verbas para a saúde oral” da Taxa Acrescentada nas Bebidas Açucaradas e reformar o cheque-dentista são algumas das metas que a atual equipa pretende alcançar.

Assista ao discurso de tomada de posse do bastonário Miguel Pavão:

 

Num apelo à união e colaboração da classe, o bastonário assegurou que tudo fará para que a mudança aconteça e comunicou a decisão de “destinar 5% do vencimento” do seu cargo “para a constituição do Fundo Social da Ordem dos Médicos Dentistas”.

Dirigindo-se a uma restrita plateia, em virtude do cumprimento das orientações emanadas pelas autoridades de saúde para prevenção da COVID-19, Miguel Pavão afirmou que “é vital planear e preparar uma nova etapa de maturação, consolidação e otimização de uma classe profissional, que se quer respeitada e valorizada”. Uma tarefa que passa igualmente por “garantir a qualidade no ensino pré e pós-graduado, pela atualização do conhecimento e dos valores médicos, humanos e sociais”. E, para incrementar o conhecimento, o bastonário anunciou “a criação de uma Bolsa de Formação para Médicos Dentistas no valor de 5.000€”.

Juramento de tomada de posse do novo bastonário, Miguel Pavão, acompanhado do presidente da Mesa da Assembleia Geral, Carlos Silva.
Assinatura do auto de tomada de posse do médico dentista Miguel Pavão.

 

O bastonário lembrou que, “se é verdade que a eventual escassez de profissionais, leva a uma debilidade concorrencial e com limitações para um mercado liberal, também é verdade que o excesso de profissionais e o mercado desregulado conduzem a uma deturpação concorrencial e de subvalorização dos agentes”. “Não é aceitável que a Saúde Oral possa correr riscos e, por isso, tudo faremos, em nome da Ordem, para que tal não aconteça”, frisou.

Por fim, não esqueceu “a aposta e a valorização da prevenção em saúde oral, a literacia em saúde e as medidas profiláticas” que “têm de fazer parte da uma estratégia nacional, onde os médicos dentistas se devem empenhar”, sobretudo num momento em que a dimensão social e económica do país tem um enorme impacto no acesso aos cuidados de saúde oral.

Para além do bastonário tomaram posse os novos membros do Conselho Diretivo, do Conselho Geral, da Assembleia-Geral, do Conselho Fiscal e do Conselho Deontológico e de Disciplina da OMD, eleitos em junho para o mandato 2020/2024.

O Governo esteve representado pelo secretário Estado da Presidência do Conselho de Ministros, e também médico dentista, André Moz Caldas. Na sua intervenção, o representante salientou que o “Governo conta com a Ordem dos Médicos Dentistas como interlocutor essencial da política de saúde, em geral, e de saúde oral, em particular. E aqui fica ao dispor da Ordem para a continuidade do diálogo que tem sido permanente e assim deve continuar doravante”.

A cerimónia contou ainda com a presença do presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio.

O vídeo completo da tomada de posse dos órgãos sociais para 2020/ 2024 está disponível no Canal YouTube e na página de Facebook da OMD.

Consulte o álbum fotográfico do cerimónia de tomada de posse (Facebook).

Assista abaixo ao vídeo completo da tomada de posse: