Ainda não existiam casos confirmados de COVID-19 em Portugal e a Ordem dos Médicos Dentistas já seguia atentamente a evolução epidemiológica da Europa e o impacto do vírus no exercício da medicina dentária.

Assim que surgiram os primeiros casos no país, a OMD criou um grupo de trabalho interno para se dedicar inteiramente a esta matéria. Uma equipa que seguiu permanentemente as medidas adotadas pelo Governo para enfrentar a pandemia, em particular a suspensão do exercício da medicina dentária (exceto em urgências), e acompanhou a classe até ao último dia do estado de emergência.

Desde que foi implementada a Comissão de Acompanhamento da COVID-19, a 3 de março de 2020, e, mais recentemente, a da COVID-19 Fase 2, que estas equipas trabalham em simultâneo e ininterruptamente sob a coordenação do médico dentista Paulo Ribeiro de Melo, na resposta às questões colocadas pelos colegas, na criação de um conjunto de perguntas frequentes e na composição de recomendações e informações baseadas em dados provenientes da Organização Mundial de Saúde (OMS), Centro Europeu das Doenças (ECDC), Direção-Geral da Saúde (DGS) e nos artigos científicos e documentos institucionais disponíveis sobre a experiência dos médicos dentistas dos países que registaram as primeiras infeções.

Integram o primeiro grupo de trabalho os médicos dentistas Bruno Montenegro, Eunice Virgínia Carrilho, Filomena G. Salazar, Francisco Coelho Gil, Gil Fernandes Alves, Humberto Santos Silva, Jaime Alberich Mota, Laredo de Sousa, Luís Filipe Correia, Patrícia Carolo Castro, Patrícia Manarte Monteiro, Pedro Ferreira Trancoso, Ricardo Faria e Almeida, Sofia Arantes e Oliveira e Tiago Pires Frazão. A coordenação ficou a cargo do presidente do Conselho Geral da OMD, Paulo Ribeiro de Melo, que integrou as comitivas da Ordem nas múltiplas reuniões com o Governo e diversas entidades afetas à medicina dentária, no sentido de criar respostas e mecanismos de proteção dos médicos dentistas e do exercício da profissão.

De 3 de março a 19 de maio foram dadas respostas a 695 e-mails com questões sobre diversas matérias, desde laborais a jurídicas, de gestão, equipamentos de proteção, entre outras. A partir das diversas dúvidas remetidas à OMD foi elaborada uma compilação dinâmica e constantemente atualizada de respostas a perguntas frequentes sobre a COVID-19.

Por outro lado, foram produzidas dezenas de notícias sobre este assunto, a primeira a 25 de fevereiro e, a partir daí, a página eletrónica da OMD recebeu mais de 303 mil visitantes e quase 1,3 milhões de visualizações de páginas. “Um trabalho que só foi possível”, segundo Paulo Ribeiro de Melo, “graças ao importante e fundamental contributo dos membros dos grupos de trabalhos e dos vários de departamentos da Ordem”.

Com a transição para o estado de calamidade, a Ordem constituiu um novo grupo para preparar ao detalhe o regresso dos profissionais à vida ativa, constituída pelos médicos dentistas Américo Afonso, André Brandão de Almeida, Eunice Virgínia Carrilho, Jaime Portugal, João Malta Barbosa, Luís Jardim, Luís Monteiro, Pedro Mesquita, Nélio Veiga, Otília Lopes, Patrícia Manarte Monteiro e Ricardo Castro Alves e que tem reunido regularmente por videoconferência.

Atualmente, nesta fase de desconfinamento, coordenados por Paulo Ribeiro de Melo, este grupo foi responsável pela preparação das recomendações da OMD para o arranque da atividade, que conforme salienta o bastonário Orlando Monteiro da Silva, tratou-se de um “trabalho de grande valia e que foi realizado em tempo recorde, para que as orientações da DGS e da própria Ordem fossem devidamente compatibilizadas, incluindo os contributos do Conselho Diretivo”.

Em paralelo, estes dois grupos continuam a responder às questões colocadas e a desenvolver recomendações e documentação útil, com base nas informações das autoridades de saúde e nas medidas governamentais com aplicabilidade à medicina dentária. É o caso dos vídeos que acabam de ser disponibilizados aos médicos dentistas e que constituem um guia de recomendações para a retoma da profissão no estado de calamidade.