Os médicos dentistas têm ao dispor 13 vídeos que descrevem os conteúdos dos capítulos das recomendações da Ordem dos Médicos Dentistas para a retoma da atividade em medicina dentária durante a fase de mitigação da pandemia COVID-19 (acesso reservado a médicos dentistas).

Desde o primeiro momento desta pandemia COVID-19, a Ordem dos Médicos Dentistas tem feito um enorme esforço para disponibilizar atempadamente a informação mais adequada a cada fase e tem procedido de forma a tentar salvaguardar ao máximo os interesses e a saúde dos médicos dentistas, das suas equipas e dos seus utentes.

Através da Comissão de Acompanhamento da COVID-19 e o grupo de trabalho COVID-19 Fase 2, a OMD tem vindo disponibilizar informação, a emanar algumas recomendações e orientações que permitam que os médicos dentistas possam estar informados e preparados para lidar com a situação que vivemos.

Terminado o estado de emergência, divulgamos as Recomendações para retoma da atividade em medicina dentária durante a fase de mitigação da pandemia COVID-19 (acesso reservado a médicos dentistas), alinhadas com o documento de Orientação da Direção-Geral da Saúde sobre procedimentos na saúde oral.

Estas recomendações pretendem focar-se nos procedimentos a adotar no atendimento clínico num consultório de medicina dentária, durante a atual fase de mitigação da pandemia COVID-19.

As recomendações devem ser adaptadas de acordo com a especificidade local de cada clínica ou consultório dentário.

Esta versão do documento não deve ser considerada estanque e definitiva, devendo sofrer uma atualização e revisão periódica com base nas evidências científicas e contributos dos profissionais.

Sempre que tal aconteça, a Ordem dos Médicos Dentistas dará nota dessas alterações.