A Ordem dos Médicos Dentistas assinou o Compromisso Lisboa Capital Verde 2020 – Ação Climática Lisboa 2030, juntando-se assim às mais de 200 empresas que assumem a implementação de várias medidas ambientais em prol de uma cidade mais sustentável.

Sofia Arantes e Oliveira, representante da Região Sul no Conselho Diretivo da OMD, rubricou o documento, a 29 de janeiro, no qual a delegação de Lisboa da Ordem se compromete a alcançar sete metas: a instalação de iluminação LED em todo o espaço, a eliminação de plásticos de utilização única (em particular, a substituição de garrafas de água de plástico por garrafas de vidro), o aumento do envio de resíduos para reciclagem (reciclar em dobro), a implementação de soluções para reutilizar água, a instalação de equipamentos redutores nas torneiras e autoclismos, a promoção do uso de veículos elétricos, e a divulgação dos materiais desta iniciativa junto dos colaboradores e associados.

Este desafio surge “na sequência dos contactos da OMD com a Câmara Municipal de Lisboa, aquando a realização do 28º Congresso, em novembro passado”, explica Sofia Arantes e Oliveira. Recorde-se que a última edição do encontro anual de medicina dentária implementou várias medidas ecológicas para redução da pegada ambiental. “Recentemente, foi-nos proposto aderir a este compromisso que tem como desafio adotar medidas para aumentar a sustentabilidade das empresas”, acrescenta a médica dentista, indicando que “após recebermos a documentação, decidimos aderir”.

A OMD é uma das quatro ordens profissionais que se juntou ao projeto e os seus compromissos podem ser consultados em https://lisboagreencapital2020.com/compromisso.

Os signatários do documento recebem um selo de adesão e terão uma equipa a acompanhar a concretização dos esforços desenvolvidos e a sua convergência com as metas estabelecidas pela cidade para 2030. As medidas, por si escolhidas, serão implementadas durante a próxima década. Visam a promoção da cidadania e de diversas áreas de ação, como a mobilidade, a energia, a qualidade do ar e do ruído, a água e a economia circular. Na cerimónia, José Sá Fernandes, vereador do Ambiente da Câmara de Lisboa, lembrou que o projeto “significa prometer em conjunto”.

Sofia Arantes e Oliveira representou a Ordem dos Médicos Dentistas na assinatura do compromisso verde.