Este ano, o Congresso da OMD tornou-se mais ecológico. Menos papel, menos plástico, mais reciclagem. Este foi o ponto de partida para dar voz às preocupações ambientais de toda uma classe.

O digital foi a principal bandeira do encontro anual de medicina dentária que, pela primeira vez, substituiu a impressão do caderno do congresso por uma aplicação móvel. Uma novidade tecnológica que trouxe novas formas de interagir com o evento, em particular com as palestras, uma vez que tornou-se possível colocar questões aos conferencistas, via aplicação móvel.

Aos congressistas foi dada a oportunidade de criarem o seu próprio programa e calendário, escolhendo como favoritos as conferências, cursos ou expositores a visitar.

Uma medida de longo prazo, através da qual os médicos dentistas também vão poder aceder aos cursos programa do Centro de Formação Contínua.

 

Para facilitar a transição do papel para o digital, foram espalhados pela FIL – Feira Internacional de Lisboa pontos de informação e consulta do programa.

Para incentivar a redução do papel, no local, os congressistas puderam apresentar a imagem da pré-inscrição no telemóvel para concluir a acreditação.

Pela preservação do planeta, as garrafas de plástico foram substituídas por garrafas de vidro, que podiam ser abastecidas nos pontos de água existentes no congresso. Os congressistas foram incentivados a reciclar o plástico. Para tal, foram desenvolvidos dois ecopontos específicos para colocação das bolsas de plástico dos crachás. As bolsas depositadas no contentor serão reutilizadas no próximo ano.

O desafio de tornar o congresso mais verde foi bem recebido pelos congressistas que aderiram às iniciativas.