A criação de benefícios fiscais tal como são atribuídos a outras áreas da medicina do trabalho pode ser o caminho, aponta Orlando Monteiro da Silva, para a inclusão da medicina dentária neste setor. Esta é uma das medidas propostas pela Ordem ao atual Governo.

“Um mau índice de saúde oral constitui desde logo um risco, não só para os próprios, mas em termos de saúde pública”, acrescenta o bastonário, que considera que visitar regularmente o médico dentista contribui para diminuir o absentismo laboral.

O responsável lembra que o país tem uma elevada carga fiscal, pelo que é necessário incentivar as empresas para investirem na cobertura dos seus trabalhadores e sensibilizá-las para o impacto da medicina dentária na saúde geral dos seus colaboradores. Até porque integrar esta área na medicina do trabalho significa melhor qualidade e maior segurança na prestação de serviços em algumas áreas do mundo empresarial.

 

A medicina dentária no trabalho foi discutida no painel das competências setoriais em medicina dentária, realizado em Lisboa durante o último congresso, em novembro de 2019.