Na audiência com Vasco Cordeiro, presidente do Governo Regional dos Açores, que decorreu no passado dia 5 de junho, o bastonário da OMD elogiou o pioneirismo da região em matéria de cuidados de medicina dentária.

Na reunião, Orlando Monteiro da Silva – que foi acompanhado pelo representante dos Açores no Conselho Diretivo da Ordem, Artur Lima – desafiou o responsável a criar “uma carreira especial de medicina dentária”, dando assim continuidade a um trabalho de liderança que os Açores assumem (consultar artigo pdf do Correio dos Açores), a nível nacional, na área da saúde oral pública.

O bastonário mencionou o facto de nos Açores todos os centros de saúde disponibilizarem médicos dentistas à população e lembrou que “neste momento, os médicos dentistas estão inseridos numa carreira geral”, o que é desadequado à profissão.

 

“Mais ainda esta medida serviria de inspiração e exemplo para o Continente”, explicou, recordando que se aguarda a implementação da já aprovada carreira por parte do Ministério da Saúde, atualmente pendente aval do Ministério das Finanças.

Em resposta ao repto lançado pela OMD, Vasco Cordeiro disponibilizou-se para “analisar e estudar esse assunto quanto às suas diversas implicações e, para a partir daí, tomar uma decisão que possa dar conta da nossa posição” face a uma carreira específica.

À saída do encontro, que aconteceu na Horta, o presidente do Governo Regional destacou ainda os feitos alcançados em matéria de saúde oral: nos “últimos seis anos, registou-se um aumento de 40% no número de consultas, sendo que no ano passado foram mais de 40 mil”.

“Em matéria de recursos humanos, também nos últimos seis anos houve um reforço superior a 55%”, acrescentou e concluiu que há “a consciência muito clara que este é um trabalho contínuo”.

Da esquerda para direita, Artur Lima, representante da Região Autónoma dos Açores no Conselho Diretivo da Ordem dos Médicos Dentistas, Orlando Monteiro da Silva, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, e Vasco Cordeiro, presidente do Governo Regional da Região Autónoma dos Açores.