Ponta Delgada recebeu, de 6 a 8 de junho, a 10ª Reunião de Saúde Oral dos Açores. Na cerimónia de abertura, a 6 de junho, o representante dos Açores no Conselho Diretivo da OMD, Artur Lima, anunciou os desenvolvimentos alcançados pela Ordem na reunião com Vasco Cordeiro, realizada no dia anterior.

Em representação do bastonário da OMD, Artur Lima, transmitiu que, “nessa audiência, abordamos diversos assuntos sobre a medicina dentária nos Açores, o exercício dos médicos dentistas e as suas condições de exercício no público e privado”. Do encontro, referiu, o “Governo Regional mostrou-se muito disponível para iniciar trabalho com a Ordem para que os Açores possam ter uma carreira específica”.

Na sua intervenção, o responsável ressalvou a “humildade dos médicos dentistas que pensaram acima de uma carreira, no serviço aos outros” e enalteceu o facto de, “mesmo sem as condições ideais”, “não foi isso que inibiu os médicos dentistas de virem para a função pública”.

Além da criação de uma carreira especial, cuja ronda de negociações deverá arrancar em breve, Artur Lima lembrou que os médicos dentistas que exercem no privado também fazem parte das preocupações da Ordem e as suas necessidades foram discutidas com Vasco Cordeiro.

“É possível que se reveja rapidamente a tabela de reembolsos”, que sofreu um retrocesso, assim como “o programa de intervenção no cancro oral”, frisou. Por fim, acrescentou que foi abordada a possibilidade de os hospitais contratarem médicos dentistas para darem resposta a doentes com necessidades especiais.

A 10ª Reunião de Saúde Oral dos Açores reuniu vários profissionais que, durante os três dias, debateram diversos temas, como por exemplo: “Urgências em endodontia”, “Rejuvenescimento perioral”, “Cirurgia de tecidos moles na cavidade oral”, “Interações DTM e ortodontia”, entre outros.

No sábado, último dia, realizou-se ainda uma mesa redonda, onde se discutirá a “Saúde Oral nas Unidades de Saúde de Ilha da Região Autónoma dos Açores”.