É fundamental que os médicos dentistas estejam protegidos no seu exercício profissional, a título pessoal e individual.

Existe uma litigiosidade crescente sobretudo pela iniciativa de reclamação dos pacientes que é induzida frequentemente pela própria Comunicação Social referente a juízos precipitados sobre o acto clínico e as consequências dele retiradas.

Atenta a tendência europeia e nacional, a OMD contratou publicamente um seguro de grupo, de adesão automática para todos os Médicos Dentistas nas seguintes condições cumulativas:

  • Médicos dentistas com inscrição em vigor na OMD;
  • Médicos dentistas com a quotização em dia na OMD;
  • A cobertura representa 30.000€ estando incluída não só a Responsabilidade Civil Profissional do médico dentista, bem como a Responsabilidade Civil de Exploração e a Protecção Jurídica, incluindo a defesa da responsabilidade civil e penal e as custas exigidas em processo penal.

Este contrato corresponde a um considerável esforço financeiro da própria Ordem sem encargos adicionais no valor da quotização dos Associados, que, recorde-se, se mantém inalterado desde 1991.

Esta é uma protecção base para os associados da OMD, sem prejuízo de cada médico dentista, querendo, poder actualizar os montantes da cobertura à partida contratada.

Para os recém licenciados que agora iniciam a sua vida activa profissional este é um passo sem dúvida muito importante.

Refira-se que também a Ordem dos Médicos procedeu a uma contratação semelhante para os seus associados, expressão da importância que actualmente assume a salvaguarda do exercício profissional dos prestadores de cuidados de saúde.

Dois esclarecimentos importantes:

  1. Os médicos dentistas que, pelas mais diversas razões, não pretendam aderir ao benefício criado, uma vez que receberão uma carta de adesão automática, aquando da recepção, deverão comunicar à Ageas Portugal, Companhia de Seguros, S.A. a sua intenção de exclusão.
  2. Informamos ainda, que para aqueles médicos dentistas cuja responsabilidade civil profissional já se encontra segurada por anteriores apólices contratadas, quer se trate da Companhia de Seguros Ageas, S.A. ou de outra companhia, devem adoptar os seguintes procedimentos:
    • Informar todos os Seguradores da existência dos vários seguros relativos ao mesmo interesse e ao mesmo risco para evitar uma futura exclusão dos seguros;
    • Em caso de sinistro, devem proceder à mesma comunicação a todas as Seguradoras contratadas, podendo ser indemnizado por qualquer das envolvidas à escolha.
    • Podem ainda optar por reforçar o valor base da presente apólice oferecida, através de negociação directa com a Companhia de Seguros.

 

A Ageas Portugal disponibiliza um atendimento exclusivo aos Médicos Dentistas, através dos contactos de e-mail: [email protected] ou telefones: 217 943 026 e 226 081 526. Poderá também consultar a página que a Ageas disponibiliza sobre o “Seguro de Responsabilidade Civil Profissional”.