Manual “Promover a Saúde Oral em África”

“Este manual demonstra que a maioria das intervenções necessárias para dar resposta à maior parte das necessidades quotidianas de saúde oral estão comprovadas, são económicas e são viáveis nos lugares onde a população em geral vive. A maioria destas intervenções pode ser feita nas instalações de cuidados primários de saúde, nas escolas ou em contextos comunitários, por pessoal de primeira linha. Quando é necessário o tratamento, os doentes devem ser encaminhados para unidades clínicas.

O manual também alerta para o problema do noma, que tem sido há demasiado tempo uma doença ”escondida”, quer literalmente quer em termos de políticas e recursos. Agradeço à nossa parceira, a Fundação Hilfsaktion Noma e.V. pelos seus anos de trabalho contra esta doença cruel e pelo seu generoso financiamento que ajudou a tornar este manual possível.”

Matshidiso Moeti

Diretora Regional da OMS para a África

 

Download do manual “Promover a Saúde Oral em África: Prevenção e controlo de doenças orais e do noma como intervenções essenciais contra as doenças não transmissíveis (DNT)”