Entrada > Notícias > 2017 > Dezembro > Portugal e China cooperaram na medicina dentária

Portugal e China cooperaram na medicina dentária

Publicado em 2017-12-15 16:55
A cerimónia decorreu em Macau, durante o 2º Congresso Internacional de Medicina Dentária, realizado em novembro
Portugal e China cooperaram na medicina dentária

Portugal e China vão aproximar relações na área da medicina dentária. Os representantes da profissão dos dois países assinaram um protocolo de cooperação que prevê o intercâmbio de conhecimentos científicos, tecnológicos, de inovação e ainda de profissionais entre os dois países, tendo Macau como ênfase especial.

O documento foi assinado pelo bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Orlando Monteiro da Silva, e o pelo presidente da Associação de Estomatologia da China, Yu Guangyan.

Macau desempenha um “papel único enquanto plataforma de ligação entre a China e os países de língua portuguesa, o que ajudará a promover a colaboração e comunicação mais estreita na área da estomatologia”, salientou Yu Guangyan.

“É importante estabelecer esta parceria porque estamos num território pequeno e é importante que haja mais intercâmbio com Portugal e a China para que haja mais benefícios para todos os médicos dentistas de Macau, para que possam participar em mais congressos, para que haja essa facilidade”, disse ainda Carlos Augusto, diretor executivo da Associação Dentária de Macau.

"Em Portugal há, em geral, um excesso de profissionais em várias áreas de saúde, nomeadamente na medicina dentária. Em Macau, em algumas áreas, poderá haver interesse em atrair profissionais de Portugal, que dominam bem o inglês e têm grande capacidade de inserção, por exemplo. E ao nível da troca de palestrantes, de investigação ou de experiências de ambos os lados, penso que pode ser muito interessante", explicou Orlando Monteiro da Silva.

A cerimónia decorreu em Macau, durante o 2º Congresso Internacional de Medicina Dentária, realizado em novembro. O evento reuniu mais de duas centenas de médicos dentistas de vários países e regiões. Para além de responsáveis chineses e lusófonos, o evento juntou ainda associações de Hong Kong, Taiwan e Malásia.


Assinatura do protocolo entre Orlando Monteiro da Silva, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, e Yu Guangyan, presidente da Associação Chinesa de Estomatologia.


Carlos Augusto, diretor executivo da Associação Dentária de Macau, Orlando Monteiro da Silva, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Guang-yan Yu, presidente da Associação Chinesa de Estomatologia, e Jerry C.K. Wong, presidente da Associação Dentária de Macau.


Protocolo assinado entre da Ordem dos Médicos Dentistas e a Associação de Estomatologia da China.

 

Veja abaixo a reportagem da TDM - Teledifusão de Macau sobre o 2º Congresso Internacional de Medicina Dentária de Macau.

Aproveitando a presença em Macau, o bastonário da Ordem dos Médidos Dentistas reuniu com o cônsul geral de Portugal em Macau e Hong Kong, Vítor Serrano. Uma visita no âmbito da plataforma Portugal - Macau - China nas vertentes científica, tecnológica e de inovação nas profissões qualificadas. O diretor executivo da Associação Dentária de Macau, Carlos Augusto, também participou na reunião.

 

Paralelamente a estes eventos, Orlando Monteiro da Silva foi convidado pelo Governo da Região Administrativa Especial de Macau, na pessoa do secretário regional para a Economia e Finanças, Lionel Leong Vai Tac, para ser "Embaixador de Convenções" para ajudar a atrair para Macau convenções internacionais. Foram seis individualidades convidadas, provenientes de diferentes sectores, nomeadamente, medicina, construção, desporto, informação e química, entre elas Orlando Monteiro da Silva.