O médico dentista João Carvalho faleceu sábado, 26 de agosto de 2017, aos 66 anos.

“Neste momento, sempre inexplicável e de profunda consternação, partilhamos todos, médicos dentistas, a Ordem dos Médicos Dentistas e a profissão uma enorme sensação de perda. Parte um dos grandes fundadores da profissão organizada, o nosso primeiro presidente, um grande mestre, um excelente clínico, um colega e amigo de enorme coração, sempre disponível, sempre dedicado. Estamos todos de luto pelo João.”, destacou o bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Orlando Monteiro da Silva.

João Caramês, presidente da Mesa da Assembleia Geral da Ordem dos Médicos Dentistas, lembrou que “com o falecimento do nosso querido colega e amigo João Carvalho, a Medicina Dentária, a nossa Ordem e as nossas Universidades ficaram profundamente mais pobres. Partiu um Homem de grande qualidade humana e profissional que nos diversos domínios da sua actividade se projectou como modelo de dignidade, culto da amizade e estímulo na busca da excelência. Ficará para sempre na memória de todos nós o seu exemplo, a gratidão pelo seu legado e a profunda amizade que lhe dedicamos. Até sempre João!”.

João Carvalho teve um percurso académico, profissional e clínico notável:

  • Licenciado pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP), tendo feito parte do primeiro curso de medicina dentária ministrado em Portugal, detentor da cédula profissional nº 7 da Ordem dos Médicos Dentistas.
  • Doutorado em Cirurgia Oral pela FMDUP.
  • Professor Catedrático de Cirurgia Oral, Regente das Disciplinas de Cirurgia Oral I e II, de Medicina Oral I, de
  • Especialidades Médicas I e II, de Suporte Básico de Vida e DAE da FMDUP.
  • Especialista de Cirurgia Oral pela Ordem dos Médicos Dentistas.
  • Presidente da Secção de Medicina Dentária da Ordem dos Médicos (1983-1991).
  • Presidente da Associação Profissional dos Médicos Dentistas (1991-1993).
  • Presidente da Comissão de Ligação dos Profissionais da Arte Dentária (1989-90).
  • Membro do Conselho Consultivo para a Formação de Médicos Dentistas da União Europeia (1986-1989).
  • Autor de diversos artigos na área da cirurgia oral e implantologia.
  • Orador de diversos cursos na área da cirurgia oral.

Em 2008 foi galardoado, no Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas, com Medalha de Ouro da Ordem. Esta distinção é atribuída a quem, “pela sua ação e mérito pessoal, tenha contribuído de forma relevante e inequívoca para o desenvolvimento da medicina dentária em Portugal, seja a nível técnico e científico, seja para a defesa da Saúde Pública”.

A Ordem dos Médicos Dentistas apresenta à sua mulher, Emília, aos seus filhos, Ana e João e à restante família as mais sentidas condolências.

O funeral realizou-se domingo, 27 de agosto, pelas 18h30, na Igreja de Reguenga, no concelho de Santo Tirso.

As missas de sétimo dia decorrem a 1 de setembro (19h00) na Igreja da Areosa, no Porto, e a 5 de setembro (19h00) na Igreja de Reguenga, em Santo Tirso.