O caso do profissional de futebol impedido de concretizar uma transferência de clube devido a, segundo notícias vindas a público, uma má oclusão dentária chamou a atenção da sociedade portuguesa para a importância da saúde oral também no desempenho desportivo.

Já em 2003, atenta a este assunto, a Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) realizou um Fórum de Medicina Dentária Desportiva, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Procurava-se então com esta iniciativa discutir a importância da medicina dentária no âmbito da traumatologia desportiva, sua prevenção e actos terapêuticos, assim como divulgar os riscos e consequências que a falta de atenção e prevenção buço-dentária podem provocar na prática do desporto profissional e amador.

A OMD pretendeu com a iniciativa alertar as autoridades desportivas para a necessidade, no desporto amador, de se efectuar um exame médico dentário anual a todos os atletas federados, por médicos dentistas, com a elaboração de uma ficha clínica para cada atleta, bem como, promover a organização de actividades de formação para os profissionais de saúde e do desporto, Comité Olímpico, federações desportivas, clubes e outras entidades, tendentes a melhorar a saúde oral no sector desportivo.

Apresentamos abaixo um resumo da cobertura noticiosa que o caso Cissokho conheceu na imprensa, rádio e televisões portuguesas:

Abrir vídeo no YouTube

 

O AC Milan chumbou a transferência de Cissokho (mp3)
Rádio Clube Português – 18 de Junho de 2009

Dentes travam mesmo Cissokho… para já (pdf)
Diário de Notícias – 19 de Junho 2009

Transferência de Cissokho para o Milan “sem efeito” (pdf)
Metro – 19 de Junho 2009

Cissokho ainda pode sair (pdf)
A Bola – 19 de Junho 2009

Dentes podem tirar Cissokho do Milan? Ele diz que não (pdf)
Diário de Notícias – 18 de Junho 2009