23 de março 2020

Streaming

21:30 às 23:30

Site da OMD

A data limite para a inscrição foi atingida.

As disfunções temporomandibulares (DTM) são um grupo heterogéneo de diferentes condições músculo-esqueléticas e neuromusculares que envolvem a articulação temporomandibular (ATM), os músculos da mastigação e todos os tecidos associados, necessariamente apresentando um quadro clínico muito variado. De etiologia multifatorial, o tratamento das DTM’s poderá incluir várias modalidades terapêuticas – entre as quais se elencam o tratamento farmacológico, as goteiras oclusais, a fisioterapia, a punção seca e a acupunctura.

Em relação à punção seca e à acupuntura existe interesse e evidência crescente da sua utilidade no tratamento das DTM, sendo absolutamente necessário analisar criteriosamente estes métodos terapêuticos na sua eficácia e utilidade, condições obrigatórias para a sua integração como método complementar de tratamento das DTM’s pelos médicos dentistas.

Pretende-se com esta apresentação mostrar o que é a punção seca e a acupunctura médica, explicando quais os seus mecanismos de ação de acordo com a evidência científica atual, bem como a sua aplicabilidade para o médico dentista que, ao invés de uma “alternativa” aos seus tratamentos, se poderá revestir numa interessante ferramenta complementar para um tratamento que se quer cada vez mais diferenciado com claros ganhos de saúde para o doente com DTM.

Este curso esteve agendado para realização no Porto. Como medida preventiva de propagação da COVID-19, os cursos de março, abril, maio, junho e julho têm transmissão online em direto.

Curso ministrado por

Marco António Loureiro

  • Mestrado integrado em Medicina Dentária pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra – 2010
  • Pós-graduado em Acupunctura em Medicina Dentária pela FMUC
  • Assistente Convidado de Oclusão no mestrado integrado em Medicina Dentária da FMUC
  • Colaborador na pós-graduação em Reabilitação Oral e Protética da FMUC