17 de fevereiro 2020

Porto

21:00 às 23:00

Hotel Crowne Plaza Porto

A data limite para a inscrição foi atingida.

Os distúrbios temporomandibulares (DTM) englobam um conjunto de condições clínicas que promovem o incompleto ou o anormal funcionamento das articulações temporomandibulares (ATMs), dos músculos mastigatórios e estruturas associadas.

Da teoria da desarmonia oclusal à biopsicossocial, ao longo dos anos, diversas teorias têm sido propostas e discutidas pelos investigadores como a base etiológica dos DTM.

Uma história clínica minuciosa e o conhecimento das ferramentas acessíveis e apropriadas para o correto diagnóstico destas condições patológicas é fundamental para a elaboração de um correto plano de tratamento.

Em 2018 foi aceite a tradução para português do Diagnostic Criteria for Temporomandibular Disorders (DC/TMD) pelo International Network for Orofacial Pain and Related Disorders Methodology (INfORM), que constitui uma ferramenta acessível a todos os médicos dentistas, útil e apropriada para a utilização em ambiente clínico, científico e académico.

Neste curso, serão abordados de forma interativa e sistemática os conceitos etiológicos dos DTM. Complementarmente, com base no DC/TMD serão expostas orientações para a recolha da história clínica e realização do exame clínico de forma a facilitar o diagnóstico dos DTM.

Curso ministrado por

Francisco Maligno

  • Mestrado integrado em Medicina Dentária pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto
  • Assistente Convidado na unidade curricular de Oclusão, ATM e Dor Orofacial na FMDUP
  • Docente no Curso de Especialização em Oclusão, Distúrbios Temporomandibulares e Parafunções Orofaciais
  • Formação pós-graduada na área de oclusão e reabilitação oral
  • Aluno de doutoramento na FMDUP
  • Prática clínica privada na área de oclusão e reabilitação oral