27 de janeiro 2020

Lisboa

21:00 às 23:00

Vip Executive Entrecampos

A data limite para a inscrição foi atingida.

A doença periodontal é uma doença infeciosa, que se caracteriza pela progressiva perda de inserção gengival e destruição do tecido ósseo adjacente. A evolução deste processo pode levar à perda dentária.

O objetivo principal do tratamento da doença periodontal consiste em reestabelecer a saúde do periodonto, através da redução ou remoção de espécies periodontopatogênicas das superfícies dentárias e a recuperação da estrutura e função dos tecidos periodontais perdidos.

As técnicas convencionais de tratamento da doença periodontal, tanto cirúrgicas como não cirúrgicas, poderão levar a uma redução das bolsas periodontais, impedindo a progressão da doença.

Os procedimentos cirúrgicos clássicos permitem, através de um bom acesso às superfícies radiculares, uma eficaz redução das bolsas periodontais com melhoria da arquitetura óssea peridentária.

Nas últimas décadas, a comunidade científica tem procurado desenvolver novos materiais de regeneração e novas técnicas cirúrgicas que permitam regenerar o periodonto de uma forma previsível.

Esta apresentação irá focar-se na literatura existente relativamente à anatomia e cicatrização do periodonto, cirurgia periodontal ressetiva e regenerativa, materiais de regeneração periodontal e complicações.

Curso ministrado por

Helena Francisco

  • Doutoramento pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa
  • Mestrado pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa
  • Pós-graduação em Periodontologia e Implantologia pela New York University College of Dentistry, EUA
  • Professora Auxiliar, Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa
  • Cocoordenadora das pós-graduações em Cirurgia Oral e Implantologia, FMDUL
  • Chair of the Education Program Subcommittee of the European Association for Osseointegration
  • Presidente da Dennis Tarnow Alumni Association
  • Autora e coautora de diversas publicações nacionais e internacionais