Corrado Paganelli

Visão sobre o ensino de medicina dentária na Europa

  • É Presidente (2016-17) da ADEE (Associação para o ensino de medicina Dentária na Europa) e foi Presidente do Task Force III – Benchmarking & Garantia da Qualidade
  • Chief Dental Officer para a Itália e Presidente (2015-16) do Conselho Europeu de Chief Dental Officers
  • Presidente (2016) da Secção europeia de ICD (International College of Dentists)
  • Perito para o CEN – Comité Europeu de Normalização e da ISO – Organização Internacional de Normalização
  • Diretor da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Brescia (Itália) desde 2005 (Licenciatura em medicina dentária e de Higiene Oral), Diretor do Programa Pós-graduado em Ortodontia, Diretor do departamento de Material Ortodôntico e Dentário.

Nacionalidade: Itália

Área científica: Temas socioprofissionais

2016/11/12 14:30 – 2016/11/12 16:00 | Sala 2

Resumo da apresentação

O objetivo desta sessão é demonstrar de que forma a Europa está a incorporar as tendências na definição das competências do médico dentista e no novo perfil dos prestadores de cuidados de saúde oral. Algumas instituições de ensino nos EUA estão a avaliar um novo programa que conjuga a medicina e a medicina dentária. Na Europa, a maioria das instituições de ensino na Europa tende para programas de seis anos, no entanto, a divergência é apenas aparente, apresentando todos requisitos sólidos de adesão à harmonização entre os diversos componentes que compõem a equipa oral interprofissional.

Leader é um programa da ADEE para a divulgação das melhores práticas nas instituições europeias de ensino. Este programa poderá ajudar a lidar com as dificuldades em diferentes países da UE no que diz respeito ao ensino de medicina dentária. A ADEE tem procedido à acreditação de atividades educacionais que contribuem para o desenvolvimento profissional continuado dos estudantes de medicina dentária (e possivelmente dos profissionais de medicina dentária).