Cláudia Barbosa

O bruxismo do sono na reabilitação com prótese removível

  • Médica Dentista pela FMDUP
  • Mestre em Reabilitação Oral pela FMDUP
  • Doutorada em Biotecnologia e Saúde, ramo Epidemiologia e Saúde Pública, pela UFP
  • Professor Auxiliar da UFP-FCS
  • Responsável da disciplina de Oclusão Dentária e Motricidade Oral do Mestrado Integrado em Medicina Dentária da UFP-FCS

Nacionalidade: Portugal

Área científica: Prótese removível convencional

2016/11/11 11:00 – 2016/11/11 12:00 | Auditório B

Resumo da apresentação

O bruxismo é definido como uma atividade repetitiva dos músculos da mastigação, caracterizada pelo apertar ou ranger dos dentes e/ou pela fixação ou movimentação da mandíbula. Quando ocorre durante o sono é considerado uma desordem de movimento relacionada com o mesmo.

A reabilitação oral dos pacientes que realizam bruxismo do sono (BS) é sempre um desafio para os médicos dentistas, atendendo que é uma condição médica cuja interrupção não é possível, podendo levar ao desgaste dentário patológico, dor dentária, dor muscular, dor articular ou cefaleias. Quando se pretende reabilitar com prótese removível (PR) um paciente que realiza BS, o desafio ainda é maior visto que, no tempo, a estabilidade/suporte dos dispositivos protéticos removíveis tem de ser assegurada para que este comportamento oral não agrave a perda dentária ou de suporte mucoperiósteo, podendo levar à intolerância dos pacientes às PRs. Por outro lado, se não houver um adequado controlo protético, a frequência de insucessos (fraturas de próteses, fratura de dentes de prótese, perda de dentes pilares, etc.) tende a aumentar.

Dessa forma, é importante que os pacientes com BS, quando reabilitados com PR, tenham noção do protocolo de manutenção protético, complicações protéticas associadas e eventual necessidade de utilização de goteira oclusal, de forma a minimizar a insatisfação com este tipo de tratamento.