Serão os enxertos ósseos indicados para a regeneração tecidular guiada? -Revisão Narrativa

Póster > Revisão > Periodontologia

Hall dos Posters – 11 novembro, 11h00 às 12h00 – Ordem nº 136

João Miguel Gomes

Catarina Martinho
Cátia Ferreira da Silva
Ana Ribeiro Soares
Susana Noronha

Introdução e Objetivos: A regeneração tecidular guiada tem como objetivo a regeneração das estruturas de suporte do dente (cemento, ligamento periodontal e osso alveolar). De modo a evitar o colapso do retalho e manutenção do espaço para a regeneração têm sido avaliadas combinações de material de enxerto ósseo com membranas barreira. Este póster tem como objetivo fazer uma revisão da influência da associação de enxertos ósseos à regeneração tecidular guiada.

Métodos: Foi realizada uma pesquisa no motor de busca PubMed, até 30 de abril de 2016, usando as seguintes palavras-chave: “periodontal therapy”; “barrier membrane”; “bone graft”; “guided tissue regeneration”; “intrabony defects”; “periodontal regeneration”. Apenas foram incluídos estudos clínicos randomizados e controlados com mais de 6 meses de seguimento.

Resultados: Na literatura científica são encontradas investigações clínicas que associam a cirurgia tecidular guiada a osso autógeno, alógeno, xenoenxerto e aloplástico. A combinação de materiais de enxerto ósseo à cirurgia de regeneração apresenta resultados contraditórios, em que alguns estudos mostram uma vantagem significativa na redução de profundidade de sondagem e ganho do nível de inserção clínica.

Conclusões: Os resultados dos vários estudos clínicos demonstram uma elevada variabilidade. A regeneração tecidular guiada com enxerto ósseo, ou apenas regeneração tecidular guiada, são eficazes no tratamento de defeitos intraósseos. Alguns autores concluem que a aplicação de um enxerto ósseo permite compensar as características ósseas desfavoráveis.

Implicações clínicas: A associação de enxertos ósseos à cirurgia de regeneração tecidular guiada pode auxiliar na manutenção de espaço necessário para que a regeneração ocorra.