Critérios de oclusão em reabilitações implanto-suportadas de pacientes bruxómanos – Revisão narrativa

Póster > Revisão > Oclusão

Hall dos Posters – 11 novembro, 09h00 às 10h30 – Ordem nº 127

Pedro Padilha

Universidade de Lisboa

Fábia Alexandre
Pedro Crispim
João Caramês

Introdução: O Bruxismo é uma desordem do aparelho estomatognático caraterizada pelo ranger ou apertamento dentário de forma inconsciente, e tem sido associado a complicações nas reabilitações implanto-suportadas.

Objetivos: Estabelecer critérios clínicos para reabilitações implanto-suportadas em bruxómanos.

Materiais e Métodos: Realizou-se uma pesquisa bibliográfica entre novembro 2015 e janeiro 2016 na base de dados PubMed, limitada a full-text de meta-análises, revisões narrativas e sistemáticas e ensaios clínicos. Restringiu-se a artigos em inglês, espanhol e português, realizados em humanos, utilizando as palavras-chave: “Dental Implant AND Bruxism”, “Dental Implants AND Occlusion”, e “Implant AND Bruxism”, obtendo-se 15, 164 e 19 artigos, respetivamente. Destes, selecionaram-se 5, 15 e 6 artigos, respetivamente, por se referirem a esquemas oclusais em reabilitações implanto-suportadas. Alguns artigos foram repetidos, somando-se 17 artigos. Não se conseguiu aceder ao texto integral de 3 artigos. Incluíram-se 14 artigos e 1 livro, referenciado nestes artigos.

Resultados: Apontam-se normas de atuação relativamente aos critérios oclusais, características da prótese e dos implantes. O objectivo é diminuir a sobrecarga oclusal e providenciar estabilidade a longo prazo.

Conclusão: A literatura atual não aponta guidelines específicas, apenas refere orientações baseadas na experiência clínica. São necessários mais estudos para aumentar o nível de evidência científica. É consensual a importância de um diagnóstico precoce, planeamento criterioso do tratamento e controlos periódicos.

Implicações Clínicas: É essencial estabelecer critérios clínicos que minimizem o impacto da sobrecarga oclusal, contribuindo para uma maior longevidade do tratamento.

Palavras-chave: Bruxismo, sobrecarga oclusal, implantes dentários, próteses dentárias, reabilitação oral, esquema oclusal