Comparação de diferentes técnicas radiográficas na deteção de lesões endo-periodontais

Póster > Revisão > Endodontia

Hall dos Posters – 11 novembro, 09h00 às 10h30 – Ordem nº 125

João Santos Pereira

Natália Pestana de Vasconcelos
Alexandra Martins
Duarte Antunes Guimarães
Ana Moura Teles

Introdução: A dor dentária pode ter origem pulpar e/ou periodontal, sendo que as lesões endo-periodontais têm complexidade variável. O diagnóstico e a concretização de um plano de tratamento dependem dos achados clínicos e imagiológicos. A diversidade de técnicas radiográficas invoca a necessidade de compreender as vantagens na utilização desses meios.

Objetivos: Fazer a comparação de técnicas radiográficas, nomeadamente, a radiografia analógica (ortopantomografia, periapical, oclusal e “bitewing”) e a digital tridimensional (CBCT), de forma a perceber qual o tipo de exame mais indicado para o diagnóstico das lesões endo-periodontais.

Materiais e métodos: A pesquisa bibliográfica foi efetuada nos motores de busca b-On, PubMed e Science Direct, tendo-se incluído artigos publicados entre 1996 e 2015, na língua inglesa, portuguesa e espanhola.

Palavras-chave: “Endodontics”, “Periodontics”, “Volumetric tomography”, “Cone-beam”, “Convencional X-ray”, “Digital X-ray”, Periapical lesions”, “Diagnosis”, “Radiology”.

Resultados: A radiografia analógica continua a ser, globalmente, o gold standard. De todos os exames radiológicos, a radiografia periapical é aquela que possui maior sensibilidade e especificidade. A radiografia tridimensional deve ser usada em último recurso porque, apesar de ser bastante precisa, o seu custo e dose de radiação são substancialmente elevados.

Conclusões: O diagnóstico de lesões endo-periodontais é realizado através da combinação de observação clínica rigorosa e adequado exame radiográfico, sendo que a radiografia periapical é o exame complementar mais indicado.

Implicações clínicas: A capacidade de interpretação dos sinais e sintomas clínicos, associado aos achados imagiológicos, por parte do médico dentista, é um fator crucial para o sucesso no diagnóstico e tratamento de um paciente endodôntico.