Sistemas de instrumentação rotatória em endodontia – Revisão bibliográfica

Póster > Revisão > Endodontia

Hall dos Posters – 11 novembro, 09h00 às 10h30 – Ordem nº 123

José António Noya Ares

Universidade Fernando Pessoa

Ana Moura Teles
Luís França Martins
Sara Loureiro
Duarte Antunes Guimarães

Introdução: Os instrumentos rotatórios foram idealizados com o intuito de melhorar, em anatomias complexas, tanto em qualidade como em diminuição de tempo, os sistemas manuais.

Objetivos: Comparar sistema de movimento contínuo (ProTaper® Universal) com dois reciprocantes (Reciproc®, WaveOne®), no que respeita à conformação e limpeza do sistema de canais radiculares (SCR), resistência dos instrumentos e remoção do material de obturação, no caso de retratamento.

Materiais e Métodos: Pesquisa bibliográfica nos motores de busca: b-On, National Library of Medicine’s, PubMed Database e SciELO: foram escolhidos artigos publicados, entre 2010 e 2016, em Inglês e Português incluindo-se estudos de tipo meta-análise, revisões bibliográficas e ensaios controlados.

Resultados e conclusões: No que se refere à conformação do SCR e retratamento, os três sistemas em estudo apresentaram eficácia similar. O sistema Reciproc® destacou-se pela resistência e o sistema WaveOne® pela menor quantidade de extrusão apical. No sistema Reciproc® merece realce a menor quantidade de instrumentos usados, a menor possibilidade de fratura, a diminuição da probabilidade de infeções cruzadas, bem como uma curva de aprendizagem menor comparativamente aos outros dois.

Conclusões: Os três sistemas são alternativas seguras para a preparação do SCR; no entanto, nenhum sistema foi suplente absoluto da instrumentação manual.

Implicações clínicas: Tendo presente a existência de sistemas mais recentes, perante dúvidas, pode-se sempre optar por qualquer dos sistemas aqui descritos já que demostraram a sua eficácia e foram amplamente estudados.

Palavras-chave: Endodontics, rotary, protaper, waveone, reciproc, continuous movement, reciprocating motion