Pólipo fibromucoso do palato- Relato de caso clínico

Póster > Casos clínicos > Patologia Oral

Hall dos Posters – 11 novembro, 11h00 às 12h00 – Ordem nº 120

João Miguel Gonçalves

Orlanda Torres
Luís Monteiro
Gonçalo Castilho
Barbas do Amaral

Caso Clínico: Paciente do sexo feminino, de 55 anos de idade, procurou a clínica de medicina dentária da CESPU- Gandra, queixando-se de uma sensação de “bola na boca”. Durante a anamnese relatou ter observado a existência de uma lesão na zona posterior do palato, desde há um ano atrás, sem que neste período se tenha verificado um aumento de tamanho. Ao exame objetivo, observou-se um nódulo normocrómico e pediculado, de limites bem definidos. O diagnóstico clínico foi de pólipo fibroso e o procedimento adotado foi o da excisão da lesão através de laser Diodo 980nm com subsequente encaminhamento do material recolhido para análise histopatológica, a qual confirmou o diagnóstico de pólipo fibromucoso.

Discussão: Este trabalho tem como propósito realçar a importância do reconhecimento do pólipo fibromucoso possibilitando o diagnóstico e tratamento adequados. Tal entidade caracteriza-se por uma massa pediculada, normalmente indolor e móvel, cuja tonalidade pode variar entre rosada, vermelha ou branca, frequentemente associado a trauma ou irritação. Contrariamente aos fibromas e papilomas, raramente aumenta de tamanho, sendo a excisão o tratamento de eleição. A utilização de laser no tratamento da lesão mostrou-se eficaz e sem complicações associadas.

Conclusão: O presente caso clínico, com evolução superior a um ano, demonstra a importância do reconhecimento das lesões polipoides na cavidade oral, bem como a da utilização de laser como método efetivo e seguro no seu tratamento.

Palavras-chave: Cavidade Oral, Palato, Nódulo, Pólipo Fibromucoso, Excisão, Laser Diodo