Póster > Casos clínicos > Patologia Oral
Orlanda Torres
Descrição do caso: Uma menina de sete anos foi enviada pelo médico de família, após a sua mãe ter notado e referido ao médico uma lesão labial de rápido crescimento e sangramento frequente. O exame objetivo evidenciou uma lesão polipóide de 7 mm de diâmetro máximo, côr acastanhada pediculada de aspeto sangrante, de consistência mole à palpação. O diagnóstico clínico foi de granuloma piogénico do lábio. Procedeu-se à excisão da lesão com laser CO2. O relatório anatomopatológico confirmou uma lesão polipoide ulcerada abecedada com intenso exsudado inflamatório polimorfo compatível com granuloma piogénico. Não foram verificadas complicações imediatas ou pós-operatórias.
Discussão: O Granuloma piogénico é uma lesão vascular que ocorre tanto na mucosa como na pele, aparece como um crescimento excessivo de tecido é uma lesão mucocutânea não-neoplásica. É uma resposta reacional a irritação, trauma físico e pode estar relacionada com alterações hormonais.
Na boca, o PG é um tecido com hiperplasia de crescimento rápido, que se manifesta como uma pápula ou nódulo doloroso que sangra facilmente com uma superfície lisa ou lobulada, de aspeto séssil ou pedunculado, eritematosa.
O PG afeta mais frequentemente a gengiva, mas também pode ocorrer nos lábios, língua, mucosa oral ou palato. O tratamento mais comum é a excisão cirúrgica.
Conclusões: Este relato clínico chama a atenção para a localização muco-labial incomum de PG e para o facto de a excisão cirúrgica com laser se revelar como um método seguro para o diagnóstico e tratamento do PG no lábio.