Overlay em resina composta para recobrimento cuspídeo de dente endodonciado – Caso clínico

Póster > Casos clínicos > Dentisteria Operatória

Hall dos Posters – 11 novembro, 09h00 às 10h30 – Ordem nº 082

Catarina Eufémia

Pedro Samões
Joana Garcez
Gabriela Castro

Descrição do caso clínico: Paciente do sexo feminino, 25 anos, refere impactação alimentar na região do 2º quadrante. O dente 25 previamente submetido a um tratamento endodontico radical, apresentava restauração coronária extensa, envolvendo ambas as cristas marginais, com morfologia inadequada e ausência de contactos proximais. A opção de tratamento consistiu no recobrimento cuspídeo mediante a realização de um overlay em resina composta pela técnica semidireta extraoral. Optou-se, por motivos estéticos, por incluir face vestibular.

Discussão: A preservação da estrutura dentária é um dos principais objetivos da Medicina Dentária moderna. Atualmente preconiza-se reabilitar a estética e a função com abordagens terapêuticas minimamente invasivas. Preparações dentárias que envolvam duas cristas marginais resultam numa perda de cerca de 63% da resistência, o que torna o recobrimento total de cúspides o procedimento de eleição. A opção overlay implica a remoção de 3 a 30% de estrutura dentária face a uma coroa que envolve entre 60% a 70% de estrutura removida. A resina composta proporciona uma diminuição da ocorrência de chipping marginal, menor desgaste dos dentes antagonistas, assim como menor custo para o paciente, quando comparada com restaurações cerâmicas.

Conclusão: O recobrimento de cúspides permite restaurar funcionalmente dentes posteriores com pouca estrutura coronal remanescente. Com recurso a esta técnica é possível a reprodução da forma anatómica do elemento dentário. Esta técnica de consultório, sem custos laboratoriais adicionais, torna este procedimento uma alternativa estética, funcional e economicamente viável.