Expansão rápida da maxila cirurgicamente assistida avaliação da permeabilidade nasal por rinomanometria

Póster > Investigação > Ortodontia

Hall dos Posters – 11 novembro, 11h00 às 12h00 – Ordem nº 073

Felismina Silva

Carla Pinto Moura
Armando Dias da Silva
João Correia Pinto

Introdução: A expansão rápida da maxila (ou disjunção maxilar) assistida cirurgicamente associa um procedimento cirúrgico a tratamento ortodôntico. É frequentemente usado para tratar deficiências maxilares transversais em indivíduos com maturidade esquelética. Vários estudos têm mostrado que a expansão maxilar conduz a alterações na dimensão transversal da cavidade nasal e da maxila, proporcionando uma melhoria na respiração do paciente. A rinomanometria é um teste que avalia a permeabilidade nasal com medição simultânea do fluxo nasal e pressão.

Objectivos: O objetivo deste estudo foi investigar as alterações esqueléticas que ocorrem na cavidade nasal após a expansão rápida da maxila assistida cirurgicamente e verificar através da rinomanometria a evolução da permeabilidade nasal.

Material e métodos: A amostra é composta por 15 pacientes adultos que foram submetidos expansão rápida da maxila assistida cirurgicamente. Um aparelho Hyrax foi usado em todos os pacientes. A avaliação ocorreu em duas etapas:

T0 – antes da cirurgia telerradiografia póstero-anterior e rinomanometria.

T1 – cerca de seis meses após a cirurgia, foi realizada telerradiografia póstero-anterior e rinomanometria. Os dados das duas fases foram comparados.

Resultados: Os resultados preliminares demonstram uma diminuição objetiva na resistência à passagem do ar, apoiando a observação subjetiva dos pacientes.

Conclusões e implicações clínicas: Verificando-se uma redução na resistência ao ar após a cirurgia de disjunção maxilar, pode, em alguns casos, ser aconselhável aguardar a realização desta intervenção antes da decisão de intervenções adicionais para melhorar a capacidade de respiração dos pacientes.