Amamentação e chupeta, existe alguma relação?

Póster > Investigação > Odontopediatria

Hall dos Posters – 11 novembro, 09h00 às 10h30 – Ordem nº 067

Joana Catarina Vieira da Silva

Instituto Universitário de Ciências da Saúde

Ana Paula Vilela Lobo
Aline dos Santos Gonçalves
Rui Manuel Pinto
Primavera Sousa Santos

Introdução: A amamentação e a chupeta são práticas comuns. Há factos que indicam interferência na amamentação quando há um uso simultâneo da chupeta.

Objetivo: Dar a conhecer se há, ou não, interferência na amamentação quando há um uso simultâneo da chupeta.

Materiais e Métodos: Revisão bibliográfica de artigos datados entre 1999 e 2014 e um trabalho de investigação, que se realizou através de questionários entregues em jardins de infância e creches em Marco de Canaveses, Porto. Amostra de 70 inquiridas.

Palavras-chave: Mãe, bebé, recém-nascido, amamentação, chupeta, OMS

Resultados: A OMS aconselha “Início da amamentação na primeira hora de vida sendo exclusiva até aos 6 meses e após introdução de alimentos, continuar a amamentar até aos dois anos.” Diversos autores associam a chupeta a uma menor duração da amamentação, pois o bebé confunde o mamilo e o bico da chupeta, daí só deve ser introduzida após 15º dia.

Trabalho de investigação: Deixou de amamentar antes dos 6 meses 67,2%

Introdução da chupeta antes do 15º dia 72,9%

Conclusões: Os resultados mostraram que a maioria foi introduzida a chupeta antes do 15º dia, tal como a maioria deixou de ser amamentado antes dos 6 meses. O bebé amamentado mais tempo nunca usou chupeta. Assim, a introdução precoce da chupeta tem influência no desmame precoce.

Implicações clínicas: O médico dentista deve informar a lactente com respeito à introdução da chupeta a partir do 15º dia de vida, com fim a obter uma amamentação com êxito e duradoura.