Reabilitação bimaxilar implanto-suportada num paciente desdentado total: Caso clínico

Póster > Casos clínicos > Implantologia

Hall dos e-Posters A – 10 novembro, 14h50 – Ordem nº 040
Candidato a prémio

António Amorim Afonso

Tomás Amorim
José Lavado
João Amoroso
Ernesto Tocantins

Descrição do caso: Paciente do sexo masculino, saudável, com 78 anos, surgiu na clínica descontente com as suas próteses, devido à falta de retenção das mesmas, consequente à reabsorção óssea a nível dos maxilares. Tinha como principal objetivo melhorar a sua função mastigatória e restabelecer a estética do seu sorriso. Após ter sido efetuada uma completa história clínica e radiográfica, verificaram-se todos os parâmetros necessários à realização de uma reabilitação total bimaxilar sobre implantes. Foram colocados seis implantes no maxilar superior e quatro implantes no maxilar inferior (todos Branemark System MkIV 4X15mm). No maxilar superior foi efetuada carga imediata apenas em 4 implantes, sobrando dois implantes que foram utilizados na prótese definitiva após o período de osteointegração.

Discussão: A perda dos dentes promove a reabsorção óssea ao nível dos maxilares, comprometendo a reabilitação dos mesmos. Este protocolo cirúrgico permite a colocação de implantes e respetiva carga imediata. Devido ao facto de ser uma técnica cirúrgica e protética simples, e por apresentar uma elevada taxa de sucesso, a reabilitação total sobre implantes e respetiva carga imediata é utilizada cada vez mais em casos de pacientes desdentados totais.

Conclusão: A reabilitação oral sobre implantes com carga imediata, demonstrou ser eficaz em termos cirúrgicos, protéticos e biomecânicos, devolvendo ao paciente o conforto, estética e função mastigatória.