Reabilitação multidisciplinar em ortodontia, periodontologia, implantologia, reabilitação e estética: Caso clínico

Póster > Casos clínicos > Prótese Fixa

Hall dos e-Posters A – 10 novembro, 12h10 – Ordem nº 033
Candidato a prémio

Teresa Pinheiro de Melo

Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz

Tomás Amorim Afonso
Ernesto Tocantins
Luís Fonseca
João Pedro Baptista Pereira

Descrição do caso: Paciente do sexo masculino, saudável, com 34 anos, compareceu na clínica descontente com a estética do seu sorriso. Tinha como principal objetivo melhorar a sua função mastigatória e restabelecer a estética. Após uma completa história e exame clínico e radiográfico, determinou-se a necessidade de tratamento ortodôntico seguido de prótese fixa com vista a substituir a falta do 11. 
Procedeu-se a tratamento ortodôntico de forma a alinhar as arcadas e restabelecer a forma oclusal e de seguida, planeou-se a colocação de um implante a fim de reabilitar a zona desdentada. A estética rosa foi remodelada com gengivectomias no 1º, 2º e 5º sextantes. Para finalização optou-se pela realização de duas facetas de modo a harmonizar as peças dentárias anteriores.

Discussão: A reabilitação fixa com facetas e coroas em cerâmica é descrita na literatura como uma opção adequada, com durabilidade significativa e características mecânicas e estéticas semelhantes ao dente natural. A utilização de facetas neste caso cumpre os parâmetros minimamente invasivos exigidos hoje em dia. A colocação de implante para substituição de uma peça dentária apresenta-se como uma opção estética e confortável quando comparada com a utilização de outro tipo de próteses e representa também uma opção mais conservadora do que as restantes. Assim, neste caso clínico optou-se por uma solução conservadora, indo de encontro às necessidades do paciente.

Conclusão: A abordagem multidisciplinar neste caso clínico revelou ser eficaz no cumprimento das exigências estéticas e funcionais do paciente, devolvendo a harmonia tecidular e dentária do setor anterior.