Fragmento de cerâmica para encerramento de diastema: Caso clínico

Póster > Casos clínicos > Dentisteria Operatória

Hall dos e-Posters A – 10 novembro, 09h50 – Ordem nº 025
Candidato a prémio

Artur Gameiro

Maria Beatriz Simões
Tomás Amorim Afonso
Luís Fonseca
Ana Cristina Mano Azul

Descrição do caso clínico: Paciente do sexo masculino, saudável, 23 anos, com tratamento ortodôntico prévio, descontente com a estética do seu sorriso. Após anamnese, avaliação clínica e radiográfica, diagnosticaram-se múltiplas lesões de cárie, dentes com amelogénese imperfeita e um diastema entre os dentes 12 e 13.O plano de tratamento englobou o branqueamento externo em ambulatório, restaurações com resina composta dos dentes cariados, dos dentes com amelogénese imperfeita e uma mini-faceta de cerâmica para o encerramento do diastema.

Discussão: As cerâmicas e os compósitos são materiais que possuem uma capacidade estética de mimetismo dos dentes naturais. A cerâmica é um material biocompatível, que permite a reflexão/transmissão de luz, exibindo ainda uma boa resistência mecânica às forças mastigatórias.

Conclusões: Através deste tratamento foi possível a reabilitação da função e estética do sorriso. Os fragmentos de cerâmica apresentam-se como uma excelente alternativa neste tipo de tratamento, permitindo resultados de elevada estética e minimamente invasivos.