Técnica Onlay para reconstrução maxilar PROTOCOLO CIRÚRGICO – Caso clínico

Vídeo > Casos clínicos > Implantologia

Sala 1 – 10 novembro, 17h50 – Ordem nº 014
Candidato a prémio

Eugénio Miguel Zeferino Pereira

Bruno Conceição
Ricardo Dias
Fernando Guerra
Alexander Salvoni

Objetivos do procedimento: Este caso clínico apresenta o protocolo cirúrgico em duas fases na reabilitação de um maxilar parcialmente desdentado, através da técnica Onlay, utilizando aloenxertos ósseos frescos-congelados.

Apresentação do caso clínico: Paciente de 59 anos, ASA I, sexo feminino, da consulta de Medicina Dentária da Universidade de Coimbra, portadora de prótese parcial removível, queixando-se de dificuldades na sua retenção. A paciente apresentava deficiência de volume ósseo horizontal nas regiões desdentadas, conforme tomografia computorizada. Propôs-se um aumento de volume horizontal com aplicação de aloenxertos frescos-congelados com técnica Onlay Grafting. A grande disponibilidade óssea, a ausência de local de colheita e a qualidade dos aloenxertos constituíram fatores decisivos na seleção do biomaterial. Numa primeira fase, realizou-se a reconstrução dos defeitos ósseos horizontais com blocos aposicionais e após cinco meses de cicatrização óssea, instalaram-se os implantes endoósseos, com finalidade de suportar uma reabilitação protética fixa sobre estes.

Resultados imediatos, de curto e médio prazo: Quando se efetuou a segunda fase de colocação dos implantes os blocos onlay estavam incorporados, permitindo a instalação de seis implantes dentários e posterior reabilitação protética fixa. Não se verificaram complicações pós-operatórias.

Discussão: A reduzida disponibilidade e a morbilidade associada aos autoenxertos, bem como a ausência de resistência biomecânica associada aos xenoenxertos, fazem dos aloenxertos ósseos cortico-esponjosos quando aplicados com técnica aposicional, uma alternativa vantajosa na reconstrução de defeitos ósseos horizontais maxilares.

Conclusão: A técnica Onlay mostrou ser uma opção válida, sem complicações pós-operatórias, permitindo ainda a instalação de implantes dentários com finalidade de suportar uma reabilitação fixa.