Diagnóstico diferencial de lesões pigmentadas únicas da mucosa oral série de casos

Comunicação oral > Casos clínicos > Patologia Oral

Sala 1 – 10 novembro, 15h30 – Ordem nº 011
Candidato a prémio

Diana Patrícia Bernardo de Macedo

Universidade de Lisboa

Joana Paulos Cabrita
Ana Louraço
Filipe Freitas
João Caramês

Descrição dos casos clínicos: Caso 1: Doente do género feminino com 60 anos apresentou-se na consulta com lesão macular única acinzentada no pavimento oral. Foi realizada biopsia excisional, cujo exame anatomopatológico confirmou o diagnóstico de tatuagem por amálgama.

Caso 2: Doente do género masculino com 73 anos apresentou-se na consulta com lesão macular única acastanhada no palato duro. Foi realizada biopsia excisional, cujo exame anatomopatológico confirmou o diagnóstico de mácula melanótica oral.

Caso 3: Doente do género masculino com 66 anos apresentou-se na consulta com lesão macular única azulada no palato duro. Foi realizada biopsia excisional, cujo exame anatomopatológico confirmou o diagnóstico de nevus melanocítico azul.

Caso 4: Doente do género feminino com 72 anos apresentou-se na consulta com lesão macular única acastanhada no palato duro. Foi realizada biopsia incisional, cujo exame anatomopatológico confirmou o diagnóstico de melanoma oral.

Discussão: As alterações de cor na mucosa oral podem corresponder a uma grande variabilidade de entidades fisiológicas ou patológicas, benignas ou malignas e locais ou sistémicas.

O objetivo da presente comunicação é demonstrar, através de casos clínicos, quais as lesões orais pigmentadas únicas mais relevantes na cavidade oral.

Conclusões: O diagnóstico diferencial de lesões pigmentadas orais representa, habitualmente, um importante desafio para o médico dentista. A biopsia constitui uma valiosa ferramenta no estabelecimento do diagnóstico definitivo, essencial para a implementação de uma adequada estratégia terapêutica.

Palavras-Chave: Tatuagem por Amálgama, Mácula Melanótica Oral, Nevus Melanocítico Azul, Melanoma Oral, Lesões Pigmentadas, Diagnóstico Diferencial.