Diagnóstico diferencial de lesões pigmentadas únicas da mucosa oral série de casos

Comunicação oral > Casos clínicos > Patologia Oral

Sala 1 – 10 novembro, 15h30 – Ordem nº 011
Candidato a prémio

Diana Patrícia Bernardo de Macedo

Universidade de Lisboa

Joana Paulos Cabrita
Ana Louraço
Filipe Freitas
João Caramês

Descrição dos casos clínicos: Caso 1: Doente do género feminino com 60 anos apresentou-se na consulta com lesão macular única acinzentada no pavimento oral. Foi realizada biopsia excisional, cujo exame anatomopatológico confirmou o diagnóstico de tatuagem por amálgama.

Caso 2: Doente do género masculino com 73 anos apresentou-se na consulta com lesão macular única acastanhada no palato duro. Foi realizada biopsia excisional, cujo exame anatomopatológico confirmou o diagnóstico de mácula melanótica oral.

Caso 3: Doente do género masculino com 66 anos apresentou-se na consulta com lesão macular única azulada no palato duro. Foi realizada biopsia excisional, cujo exame anatomopatológico confirmou o diagnóstico de nevus melanocítico azul.

Caso 4: Doente do género feminino com 72 anos apresentou-se na consulta com lesão macular única acastanhada no palato duro. Foi realizada biopsia incisional, cujo exame anatomopatológico confirmou o diagnóstico de melanoma oral.

Discussão: As alterações de cor na mucosa oral podem corresponder a uma grande variabilidade de entidades fisiológicas ou patológicas, benignas ou malignas e locais ou sistémicas.

O objetivo da presente comunicação é demonstrar, através de casos clínicos, quais as lesões orais pigmentadas únicas mais relevantes na cavidade oral.

Conclusões: O diagnóstico diferencial de lesões pigmentadas orais representa, habitualmente, um importante desafio para o médico dentista. A biopsia constitui uma valiosa ferramenta no estabelecimento do diagnóstico definitivo, essencial para a implementação de uma adequada estratégia terapêutica.

Palavras-Chave: Tatuagem por Amálgama, Mácula Melanótica Oral, Nevus Melanocítico Azul, Melanoma Oral, Lesões Pigmentadas, Diagnóstico Diferencial.

Ordem dos Médicos Dentistas
Visão Geral da Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar-lhe a melhor experiência de utilização possível. A informação dos cookies é armazenada no seu navegador e desempenha funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.