Ricardo Dias

Uma visão de futuro na abordagem do paciente com DTM e bruxismo

Licenciatura em Medicina Dentária em 2006, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

Pós-Graduação em Reabilitação Oral Protética em 2009, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

Aluno de Doutoramento em Ciências da Saúde, ramo Medicina Dentária, Área Prótese Dentária e Oclusão, Disciplina Oclusão da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

Assistente Convidado da disciplina de Prótese Fixa do Mestrado Integrado em Medicina Dentária da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

Curso de Formação Contínua em Implantologia em 2007 e ITI Member.

Autor e Co-autor de vários trabalhos científicos apresentados em Congressos Nacionais e Internacionais.

Nacionalidade: Portugal

Área científica: Prótese fixa e oclusão

2012/11/10 14:30 – 2012/11/10 15:15 | 1

Resumo da apresentação

Os pacientes bruxómanos e disfuncionais foram e são “eternos desconhecidos” pelos médicos dentistas em geral. Porquê, se cada 1 em 10 dos nossos pacientes apresenta potencial ou tem a patologia presente?

Apesar das controvérsias no diagnóstico, terapêutica e manutenção, estudos têm revelado necessidade de mudança de mentalidades e abordagens.

Numa perspectiva de uma prática clínica baseada na evidência científica urge a adopção de uma nova “visão de(para) futuro”, assente no modelo de saúde e bem-estar Bio-Psico-Social.

É fundamental o recurso a “técnicas e metodologias actuais” que facilitem a identificação e diagnóstico, e permitam a implementação de planos de tratamento multidisciplinares adequados.

O autor procurará definir a “visão de futuro” que a vanguarda da investigação e tecnologia têm colocado à disposição dos clínicos.