João Falcão

Reabilitação funcional removível do paciente desdentado total – do planeamento à integração

Licenciado em Medicina Dentária pelo ISCSEM (2005)

Título “Academic Expert” em Ciências Dentárias Avançadas e Oclusão (Universidade de Danube, Viena, 2008)

Autor e Co-Autor de Posters e Comunicações em Reuniões Nacionais e Internacionais Doutorando em Ciências Médicas no ICBAS (Porto)

Prática Privada dedicada à Reabilitação Oral, Oclusão e Implantes

Nacionalidade: Portugal

Área científica: Prótese removível e oclusão

2012/11/10 17:30 – 2012/11/10 18:15 | 1

Resumo da apresentação

Embora a incidência do edentulismo esteja a diminuir, o aumento da demografia mundial e as condições socioeconómicas sugerem que o uso de Próteses Totais irá manter‐se ou mesmo aumentar.

Na Medicina Dentária tem havido avanços tecnológicos impressionantes em Prostodontia, no entanto, parece que faltam fórmulas de sucesso baseadas na evidência para a prótese total removível.

Nesta apresentação serão revistos: os fatores que influenciam a satisfação dos pacientes, o seu grau de aceitação desta abordagem, o planeamento, técnicas de impressão, transmissão de informação adequada ao laboratório, técnicas de confecção, dimensão vertical e sua importância baseada em parâmetros esqueléticos e faciais, oclusão e sua importância baseada na evidência e os determinantes fonéticos.

Finalmente, será feita uma revisão das estratégias atuais para a retenção de uma prótese total, seu sucesso relativo e comparação com a Prótese convencional.