António Felino

Curso de cirurgia oral

Médico Dentista. Doutorado em Cirurgia Oral pela Universidade do Porto em 1993.

Membro do 1º Conselho Diretivo da Secção de Medicina Dentária da Ordem dos Médicos desde 1981 até 1989.

Primeiro Presidente do Conselho Deontológico e de Disciplina da Associação Profissional dos Médicos Dentistas (APMD), desde 1991 a 1993.

Primeiro Presidente da Comissão Científica da Associação Profissional dos Médicos Dentistas (APMD), desde 1998 e, mais tarde, da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) até Dezembro de 2009.

Professor Catedrático de Cirurgia Oral na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto, desde 1999.

Sub-Director da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto, desde 2010.

Especialista em Cirurgia Oral pela European Federation of Oral Surgery Societies (EFOSS).

Especialista em Implantologia pela European Association of Dental Implantologists (BDIZ EDI).

Membro da Comissão Científica do European Journal of Dental Implantologists (EDI).

Nacionalidade: Portugal

Área científica: Cirurgia oral

2012/11/08 09:30 – 2012/11/08 13:00 | B

Resumo da apresentação

A cirurgia oral é a especialidade da Medicina Dentária que inclui o diagnóstico e o tratamento cirúrgico de lesões e defeitos, incluindo tanto os aspectos funcionais como os estéticos, dos tecidos moles e duros da cadidade oral.

Como tal, é essencial uma boa compreensão e conhecimento das restantes áreas para participar no cuidado integral do paciente, partilhando um conhecimento especializado numa equipa multidisciplinar.

A evolução da espécie humana levou à diminuição das arcadas, e portanto a menos espaço para a erupção dentária, aumentando dessa forma a frequência de inclusões e agenesias. Destas inclusões pode surgir um variado leque de outras patologias, como os tumores odontogénicos (ex: quisto dentígero ou ameloblastoma).

O aumento de comportamentos de risco e o associado aumento de patologias orais obriga o Médico Dentista a dominar o diagnóstico e as técnicas de éxerese destas lesões, mantendo a integridade óssea e evitando um comprometimento estético que permita a futura reabilitação protética funcional. Desta forma a cirurgia oral revela-se essencial no conjunto de competências de um Médico Dentista.