Cirurgia plástica periodontal no recobrimento de recessões gengivais. Casos clínicos

Póster > Casos clínicos > Outra área científica

Hall dos posters – 8 novembro, 9h30-10h00 – Ordem nº

Descrição

Caso I – Paciente do sexo feminino, 38 anos, saudável, com boa higiene oral, não fumadora e sem doença periodontal activa, apresentava recessão Classe III de Miller no dente 13 (5mm/3mm). Optou-se por CAF (Coronally Advanced Flap) + SCTG (Subepithelial Connective Tissue Graft). Prognóstico reservado por se tratar de uma recessão Classe III de Miller.

Caso II – Paciente do sexo masculino, 21 anos, saudável, não fumador, com recessões múltiplas Classe I de Miller, no primeiro quadrante. Previamente ao tratamento foi executada uma placa oclusal de relaxamento que o paciente utilizou durante seis meses. Optou-se por uma modificação da técnica de tunelização + SCTG. Prognóstico favorável por se tratar de um paciente que reunia todas as condições para a execução da cirurgia através da técnica seleccionada. Para além do exame clínico, realizou-se ortopantomografia e radiografias apicais em ambos os casos.

Discussão

Nos dois casos, o recobrimento radicular foi conseguido com sucesso. As técnicas cirúrgicas foram selecionadas de acordo com a evidência científica actual e contemplando o fenótipo gengival do paciente. De acordo com diversos autores, o enxerto de tecido conjuntivo fornece recobrimento radicular significativo, ganho de inserção e aumento de GQ, sendo considerado técnica “Goldstandard” no recobrimento de recessões gengivais.

Para o tratamento de recessões múltiplas, pouco profundas, em que a exigência estética é elevada, a técnica de tunelização poderá ser a opção adequada, uma vez que permite a preservação das papilas dentárias e assegura o suprimento sanguíneo do enxerto, permitindo alcançar excelentes resultados estéticos e funcionais a longo prazo (Kurien et al. 2010). Conclusão: Quando o doente é correctamente seleccionado, diagnosticado e tratado, o recobrimento radicular pode ser previsível, obtendo-se resultados estéticos e funcionais satisfatórios para o paciente e para o periodontologista