Estética + função: optimização do sorriso com resinas compostas

Póster > Casos clínicos > Outra área científica

Hall dos posters – 8 novembro, 9h30-10h00 – Ordem nº

Descrição

O presente poster descreve os principais passos na reconstrução de um sorriso com compósitos e uma guia de silicone. Paciente sexo feminino, 46 anos, sem antecedentes relevantes, em consulta revelou vontade de melhorar a aparência do seu sorriso.

No exame objectivo foram detectados 12 e 22 conóides, com diastemas em relação a incisivos e caninos, acentuado desgaste incisal e alteração do longo eixo de 11 e 21. Foi feito enceramento diagnóstico do caso e, nele, uma matriz de silicone que serviu para executar um mock-up intraoral e para a reabilitação final com resinas compostas estratificadas.

Discussão

As técnicas de tratamento – Mock-Up Intraoral e Estratificação de Resinas Compostas – têm como base científica artigos recentes publicados por autores reconhecidos em revistas de referência da especialidade. A opção de reabilitação foi decidida com a paciente, tendo em conta os seguintes aspectos: directa (logo, menos onerosa), conservadora e pouco invasiva (sem desgaste dentário).

Conclusão

Com base no resultado final e na satisfação da paciente, a reabilitação de um sorriso com resinas compostas afirma-se como uma opção terapêutica que, dentro das limitações dos materiais e do profissional, pode atingir elevados níveis de sucesso clínico e estético.