Reabilitação oral em pacientes submetidos a mandibulectomia parcial

Póster > Casos clínicos > Prótese Removível

Hall dos posters – 8 novembro, 17h30-19h00 – Ordem nº

Paciente com 12 anos de idade, caucasiano, género masculino, reencaminhado do Hospital de Gaia, para o Instituto Superior de Ciências da saúde Norte – Pós Graduação de Odontopediatria, após cirurgia de remoção de ameloblastoma no 4º quadrante com o propósito de efectuar reabilitação oral.

No levantamento da história clínica não foi encontrado nenhum dado que se mostrou relevante. O exame extra – oral revelou edema facial no 4º quadrante e sensibilidade á palpação do músculo masseter. No exame intra – oral foi observada a inexistência de três peças dentárias (44,45 e 46).

Os exames complementares de diagnóstico utilizados foram a ortopantomografia, cefalometria e radiografia frontal. O tratamento proposto foi elaboração de uma prótese acrílica inferior para repor as peças dentárias em falta. O tratamento protético dos pacientes que sofrem mandibulectomias parciais é importantíssimo não só para manter a estética, a relação oclusal como também contribui para a auto-estima do paciente.

A colocação de uma prótese removível também está contemplada em crianças mais pequenas pois facilita o acómodo do crescimento da mandibula, o desenvolvimento da dimensão vertical de oclusão e a transição para dentição permanente.

Por outro lado, facilita também a monitorização de uma possível recorrência. A desvantagem está no facto de o paciente mais tarde ter de enfrentar outra cirurgia caso opte por colocar implantes.