Estética funcional – caso clínico

Póster > Casos clínicos > Prótese Fixa

Hall dos posters – 8 novembro, 17h30-19h00 – Ordem nº

Descrição

Uma paciente do sexo feminino, com 63 anos de idade, dirigiu-se ao Instituto de Implantologia com o objetivo de restabelecer a função e a estética do seu caso particular. Apresentava algumas perdas dentárias em ambos os maxilares, utilizando próteses parciais removíveis desajustadas.

Alguns dos dentes remanescentes apresentavam desgastes parafuncionais. Em consequência das referidas alterações existia perda de dimensão vertical (DV) e desalinhamento do plano oclusal, com as consequentes alterações estéticas que estes parâmetros implicam.

Após abordagem multidisciplinar foi proposto uma reabilitação em zircónio-cerâmica implanto e dento suportada. Numa perspetiva conservadora e com o objetivo de restabelecer a correta DV, alinhamento do plano oclusal e estética adequada, apenas se reabilitaram os dentes estritamente necessários.

Discussão

O conceito de reabilitação oral vai mais além do que apenas substituir dentes perdidos (Fradeani, 2006). São diversos os parâmetros que podem ser reabilitados, entre parâmetros de oclusão clínica e parâmetros estéticos (Alonso, 2005).

As coroas em zircónio-cerâmica permitiram uma reabilitação com adequada resistência mecânica e ao mesmo tempo conservadora (Beuer, 2010), assim como a sua integração estética com os dentes naturais que se mantiveram íntegros. As coroas sobre implantes restabeleceram os contactos e guias de disclusão dentários (Kim, 2005).

A estética do sorriso foi recuperada com o restabelecimento da anatomia dentária perdida e a integração com os tecidos moles intraorais e periorais (Fradeani, 2006). Não foram alinhados os zenites gengivais porque a linha do sorriso era baixa, o que não constituiu um problema estético (Kockich, 1997).

Conclusão

A pertinência do caso prende-se com a utilização de novos materiais ao serviço da Medicina Dentária numa perspetiva conservadora, estética e funcional. Fica patente a importância do restabelecimento dos critérios ideais de oclusão para a durabilidade funcional, mecânica e estética de casos multidisciplinares.