Sialólitos gigantes – a propósito de dois casos clínicos

Póster > Casos clínicos > Patologia Oral

Hall dos posters – 8 novembro, 11h30-13h00 – Ordem nº

Descrição

Neste trabalho apresentamos 2 casos clínicos de sialólitos gigantes, localizados no pavimento da boca. Um individuo caucasiano do género masculino de 55 anos foi observado na consulta externa da Faculdade De Medicina Dentária Da Universidade Do Porto (FMDUP) queixando-se da presença de um corpo estranho na boca, inchaço moderado junto do ângulo mandibular esquerdo e deglutição dolorosa durante as refeições.

Um outro individuo caucasiano do género masculino de 31 anos compareceu na consulta do VI Mestrado em Cirurgia Oral da FMDUP queixando-se igualmente da presença de um corpo estranho no pavimento da boca. Em ambos casos as massas eram visíveis na telerradiografia como radiopacidades na zona anterior da mandíbula, a radiografia oclusal confirmou uma massa radiopaca adjacente ao corpo da mandíbula com localização nos tecidos moles.

Discussão

Estas calcificações ocorrem à volta dum nódulo ou concreção inicial de muco espesso, tendo maior incidência na glândula submandibular dada a maior riqueza em muco em comparação com a glândula sublingual e a glândula parótida. O diagnostico baseou-se na tríade característica: tumefacção dura do pavimento da boca, dor difusa durante a deglutição e radiopacidade nos tecidos moles. O tratamento consistiu nas exereses transmucosas das respetivas lesões.

Conclusão

O diagnóstico preciso e precoce deste tipo de desordens poderá garantir uma intervenção imediata neste tipo de cálculos, impedindo que tais atinjam dimensões exacerbadas que sejam desconfortáveis para o paciente.