Microlux™ como tecnologia adjuvante no diagnóstico de carcinoma oral – caso clínico

Póster > Casos clínicos > Patologia Oral

Hall dos posters – 8 novembro, 11h30-13h00 – Ordem nº

Descrição

Indivíduo do sexo masculino, 66 anos, deslocou-se ao Hospital de Valongo para realizar o rastreio do cancro oral. Durante a anamnese referiu que a prótese por vezes magoava-lhe a língua. Era ex-fumador (cessou há 10 anos) e possuía hábitos alcoólicos moderados há 20 anos. Não realizava qualquer tipo de medicação e desconhecia possuir alergias.

Ao exame objectivo intraoral verificamos no bordo direito da língua uma área de 4×2,5cm com placas brancas delimitando áreas atróficas avermelhadas ou aparentemente ulceradas. Sem adenopatias. Diagnóstico clínico proposto foi eritroleucoplasia. A utilização de quimioluminescência, com MicroluxTM, mostrou maior detalhe/brilho dos bordos da lesão.

Selecionamos a área a submeter a biópsia incisional. O resultado histopatológico foi de carcinoma in situ. Realizou-se exérese alargada da lesão e a histologia confirmou a presença de carcinoma in situ com margens livres de segurança. Após ano e meio o paciente encontra-se sem sequelas ou sinais de recidiva.

Discussão

O MicroluxTM consiste numa solução oral de ácido acético seguido de uma iluminação difusa, que destaca lesões malignas e potencialmente malignas. Alguns autores observaram um aumento de brilho, nitidez, textura e tamanho de lesões com com sensibilidade e especificidade de 77,8% e 70,7% na detecção de lesões potencialmente malignas.

Outros autores afirmam que apenas complicam a normal e devida inspeção clínica. No presente caso aumentou a nitidez e brilho dos bordos da lesão mas não indicou áreas a biopsar diferentes as previamente selecionadas com inspecção clinica.

Conclusão

Atualmente o uso de adjuvantes de diagnóstico não substitui uma análise aprofundada, o julgamento clínico e histopatológico definitivos. O MicroluxTM poderá ser útil na melhoria da visibilidade e distinção de bordos das lesões da mucosa oral. Mais estudos devem ser realizados para revelar a sua verdadeira eficácia e sensibilidade.